Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Os dez alimentos mais adulterados no mundo 

Carne de cavalo acrescentada à carne bovina moída, xarope de milho diluído no mel, sumo "100% maçã" feito com água, açúcar e corantes estão entre as fraudes 

Perigo: azeite de oliva extra virgem e carne bovina moída estão na lista de dez produtos mais adulterados em todo o mundo, segundo estudo  (Pixabay)

Carne de cavalo acrescentada à carne bovina moída, xarope de milho diluído no mel, sumo “100% maçã” feito com água, açúcar e corantes. Essas são algumas das muitas fraudes em alimentos praticadas ao redor do mundo, segundo um estudo publicado no Journal of Food Protection que analisou milhares de ocorrências e identificou os produtos mais afetados por esses truques globalmente. 
 
Os achados foram compilados por pesquisadores da FoodChain ID, empresa que realiza testes e verificação da cadeia de suprimentos, de companhias norte-americanas e do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. O levantamento considerou mais de 15 mil registros públicos sobre fraudes alimentares, como publicações científicas e notícias, publicados entre 1980 e 2022.  
 
Com isso, os pesquisadores descobriram que os seguintes produtos são os mais adulterados: leite de vaca; azeite de oliva extra virgem; mel; carne bovina; pimenta em pó; pó de cúrcuma; leite de vaca em pó; vodka; ghee (manteiga clarificada); e suco de laranja. Além desses, foram listados outros onze itens, incluindo vinho, uísque, licor, carne de frango, açafrão e diferentes tipos de azeite e óleos. 
 
Os pesquisadores classificaram a diluição ou substituição de ingredientes como a principal fraude, incluindo a troca por substâncias não aprovadas para uso em alimentos 46% dos adulterantes identificados foram classificados como potencialmente perigosos para a saúde humana. A porcentagem de registros com pelo menos um adulterante perigoso variou de 34% a 60%. 
 
Dentre as trocas, os cientistas identificaram ocorrências como: agua, ureia e até detergente adicionados a produtos lácteos; frutos do mar vendidos como sendo de algumas espécies, mas pertencentes a outras ou com adição de gelatina; e carne bovina vencida ou misturada com carne de outras espécies, proteína de soja ou vísceras. 
 
A lista ainda traz ervas e temperos com corantes artificiais, folhas, cascas e farinha de milho; bebidas alcoólicas com adição de álcool isopropílico (de uso industrial); e azeite de oliva misturado com outros óleos mais baratos, como de girassol. Fraude alimentar é o ato de enganar o consumidor para obter ganhos econômicos por meio da substituição, adição ou falsificação de alimentos, além de rotulagem incorreta. 
 
Desconfie de produtos com preços muito baixos; tenha cuidado ao comprar alimentos sem rótulos e a granel, pois podem escapar do controle de órgãos reguladores; e busque conhecer os fornecedores, ensina a bióloga Maria Aparecida Moraes Marciano, pesquisadora do Centro de Alimentos do Instituto Adolfo Lutz. 
 

Postagens relacionadas

Monumento Cristo Crucificado volta para avenida após restauro

Redação

Pesquisa Quaest aponta Ricardo Silva como favorito

Redação 2

Aviões da FAB interceptam monomotor com drogas na fronteira com a Bolívia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com