Com licenciatura em Educação Física e especialização em Fisiologia do Exercício e Administração Esportiva, o secretário municipal de Esportes de Ribeirão Preto, Matheus Henrique da Silva, afirma que fez muito exercício para colocar ‘a casa em ordem’. Ele está no cargo desde o começo do atual governo municipal.
Segundo Matheus, ao assumir a Pasta, encontrou uma estrutura com muita demanda de manutenção e com processos que precisavam ser modernizados. “Mas o prefeito Ricardo Silva nos deu total liberdade para agir com técnica e transparência. Hoje temos um mapa real de todas as quadras, campos e piscinas — sabemos o que precisa ser feito e onde cada investimento vai gerar mais resultado”, destacou.

O secretário também é membro da Academia Brasileira de Personal Trainer (ABPT) e foi diretor de futebol e preparador físico da equipe sub-20 do Comercial Futebol Clube até o ano de 2014.
Tribuna Ribeirão – O senhor completou dez meses à frente da Secretaria Municipal de Esportes. Como avalia este período à frente da pasta?
Matheus Henrique – Tem sido uma jornada intensa e muito gratificante. Nesses dez meses, conseguimos dar um novo ritmo à Secretaria. O prefeito Ricardo Silva confiou em mim essa missão, e eu trouxe toda minha bagagem técnica da Educação Física e de gestão de empresas para transformar o esporte em Ribeirão. Hoje a Secretaria respira planejamento, cuidado com os espaços e, principalmente, gente participando. Ver mais pessoas nas praças e centros esportivos é o combustível que me faz seguir com ainda mais energia.
“Hoje a Secretaria respira planejamento, cuidado com os espaços e, principalmente, gente participando”
Tribuna Ribeirão – Quais foram os principais problemas e desafios que o senhor encontrou na Secretaria?
Matheus Henrique – O principal desafio foi colocar a casa em ordem. Pegamos uma estrutura com muita demanda de manutenção e com processos que precisavam ser modernizados. Mas o prefeito Ricardo Silva nos deu total liberdade para agir com técnica e transparência. Hoje temos um mapa real de todas as quadras, campos e piscinas — sabemos o que precisa ser feito e onde cada investimento vai gerar mais resultado. A diferença está em trabalhar com método, com olhar técnico, e isso faz toda a diferença.
Tribuna Ribeirão – O que representa para a cidade ter sido escolhida para sediar a 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior?
Matheus Henrique – É um orgulho enorme. Ribeirão volta ao protagonismo do esporte paulista graças ao trabalho e à credibilidade da gestão do prefeito Ricardo Silva. Ser sede dos Jogos Abertos é um marco histórico. É a cidade sendo vista, nossos atletas valorizados e nossa economia aquecida. Estamos preparando tudo com carinho e organização — queremos fazer os melhores Jogos Abertos da história! E podem ter certeza: Ribeirão vai dar um show.
Tribuna Ribeirão – Que projetos e ações a Secretaria têm desenvolvido para o incentivo e valorização dos atletas competitivos da cidade?
Matheus Henrique – A valorização do atleta ribeirão-pretano é uma prioridade minha e do prefeito Ricardo Silva. Criamos um sistema de apoio técnico, com acompanhamento físico, fisiológico e logístico, e estamos ampliando parcerias com clubes e universidades. Como profissional da área, sei o quanto é importante ter suporte e estrutura para evoluir. Nossa ideia é que o atleta daqui não precise sair de Ribeirão para crescer — ele deve ter orgulho de representar sua cidade.
Tribuna Ribeirão – O que a Secretaria pretende fazer para o aumento de espaços públicos de esportes principalmente na periferia da cidade?
Matheus Henrique – A orientação do prefeito Ricardo Silva é muito clara: o esporte precisa chegar onde ele mais transforma vidas — nas periferias. E é isso que estamos fazendo. Criamos um sistema de acompanhamento para criarmos novas vagas de algumas modalidades tanto infantil quanto adulto. Já criamos mais de 6 mil vagas sem nenhum investimento apenas reorganizando logisticamente os profissionais. Tudo com planejamento técnico e olhar humano. É o esporte como papel transformador.
“Nossa ideia é que o atleta daqui não precise sair de Ribeirão para crescer — ele deve ter orgulho de representar sua cidade”
Tribuna Ribeirão – A Cava do Bosque sempre foi alvo de reclamações por ter problemas de manutenção em seus equipamentos esportivos, como a piscina. Como sua gestão está resolvendo isso?
Matheus Henrique – A Cava do Bosque é um patrimônio da cidade e do esporte. Fizemos diagnóstico técnico, projeto de recuperação do equipamento e estamos executando as obras por etapas — tudo com acompanhamento técnico e transparência. É um trabalho sério, para entregar qualidade e segurança. Em breve, a população vai voltar a ter orgulho da Cava do Bosque. Já estamos realizando a pintura, reforma dos banheiros e vestiários e claro a reforma de pista de atletismo. Que está em tramitação do projeto para que façamos a melhor reforma no local.
Tribuna Ribeirão – Como está o funcionamento e quantas são as Escolinhas de Futebol da Secretaria?
Matheus Henrique – As escolinhas estão a todo vapor. O prefeito Ricardo Silva sempre acreditou no poder do esporte na formação das crianças e dos jovens, e nós seguimos essa linha. Hoje temos várias escolinhas em funcionamento, espalhadas pelos bairros, com professores capacitados e acompanhamento pedagógico. O foco é social e técnico — formar cidadãos e revelar talentos. E já temos novos polos sendo estruturados. Além também das parcerias público privada e com clubes que iremos abrir mais vagas gratuitas para atender ainda mais crianças.

Tribuna Ribeirão – Em sua avaliação a estrutura da Secretaria de Esportes atualmente é satisfatória? Quantas pessoas os equipamentos esportivos do município atendem?
Matheus Henrique – Temos uma boa estrutura, mas o potencial é ainda maior. A Secretaria de Esportes de Ribeirão está passando por uma reestruturação moderna e técnica. Hoje, atendemos milhares de pessoas todos os meses, em diferentes faixas etárias. O mais importante é que estamos criando uma rotina de manutenção contínua, algo inédito, para que o cidadão tenha sempre um espaço limpo, seguro e pronto para uso.
Tribuna Ribeirão – O que tem sido feito na busca de parcerias que possibilitem a implantação de novos projetos pela pasta?
Matheus Henrique – Essa é uma das minhas maiores frentes de trabalho. Tenho usado minha formação técnica e experiência em gestão para aproximar a Secretaria de universidades, empresas e instituições esportivas. Com o aval e o apoio do prefeito Ricardo Silva, estamos abrindo portas e criando parcerias que vão garantir sustentabilidade para os projetos. O esporte de Ribeirão está crescendo com a força do coletivo — público, privado e comunidade lado a lado.
“Já criamos mais de 6 mil vagas sem nenhum investimento apenas reorganizando logisticamente os profissionais. Tudo com planejamento técnico e olhar humano”
Tribuna Ribeirão – A construção de um Centro Olímpico pela prefeitura tem possibilidade de sair do papel?
Matheus Henrique – Com o prefeito Ricardo Silva, tudo que for de melhor para o esporte da nossa cidade ganha prioridade e estamos trabalhando em cima dos finalmentes e melhorias no projeto para adequar a realidade e necessidade local. O Centro Olímpico Não é só um prédio — é um investimento na base, no futuro e na saúde da população.
Tribuna Ribeirão – O que o levou a aceitar o convite do prefeito Ricardo Silva para ser secretário de Esportes?
Matheus Henrique – Foi o convite certo, na hora certa. O prefeito Ricardo Silva é um gestor que acredita no esporte como ferramenta de transformação — e isso me motivou profundamente. Como profissional formado e especialista na área, senti que poderia contribuir muito mais pela cidade. Aceitei esse desafio porque acredito em Ribeirão e acredito no projeto que o prefeito vem conduzindo. Tenho total liberdade e posso dizer que estamos apenas começando. O melhor ainda está por vir.

