Tribuna Ribeirão
Esportes

Paixão passada de pai para filho

Galvan em ação pelo Real Madrid Castilla | Divulgação/Real Madrid

Por Hugo Luque

Natural de Ribeirão Preto, o meia Augusto Galvan passou por muita coisa em sua ainda jovem carreira no futebol. O atleta vivenciou a realidade de gigantes do futebol mundial, atuou na Europa e retornou ao Brasil para estabelecer sua carreira em território nacional.

Aos 26 anos, Galvan vive um momento de maturidade e busca colher os frutos da boa temporada de 2025, quando conquistou, pela Inter de Limeira, o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Hoje pai de Vicente, nascido em dezembro, o atleta tenta passar adiante a paixão pelo esporte, que não surgiu por acaso: é uma herança que corre nas veias.

“Veio através do meu pai. Ele tentou ser jogador profissional, então a paixão começou muito cedo. Como a maioria, eu só pensava em jogar futebol”, revela o ribeirão-pretano, atualmente no América-RN.

O início foi em casa, nas quadras e campos da região. O meia passou pela escolinha do ex-jogador Glauco, pelo Sertãozinho e pelo Poliesportivo do Botafogo. “Era uma vida normal. Uma rotina de escola, treinos e, nos finais de semana, jogos por Ribeirão e região.”

De Cotia a Madri

O destino de Galvan começou a mudar em um amistoso entre sua escolinha e a base do São Paulo. Os observadores viram nele algo diferente. “Depois disso, passei por avaliações até completar 14 anos, quando de fato fui alojado em Cotia”. No Tricolor, ele viveu o privilégio que muitos garotos apenas sonham. “O São Paulo sempre foi referência, então foram quatro a cinco anos muito importantes”.

Mas, parte de uma geração marcada pelo forte interesse europeu em jovens, como Vinicius Júnior e Rodrygo, Galvan rapidamente entrou no radar do Velho Continente. Ainda na categoria sub-17, disputou um campeonato internacional e o telefone tocou diferente: era o Real Madrid.

“Eu recebi o contato e não acreditei. Comentei com a minha mãe que alguém do Real Madrid tinha me ligado. Depois de outras ligações, a ficha foi caindo”, conta o meia, que não hesitou diante da proposta. “Quando você é chamado pelo Real Madrid, dificilmente um atleta recusa.”

Na Espanha, ele viveu o sonho de todo garoto que ama jogar bola, mas também enfrentou dificuldades pouco mencionadas, como a adaptação técnica e física a outro tipo de futebol. “Foi um período de amadurecimento e muito aprendizado. Eu precisei reaprender coisas no futebol. São questões culturais. A Europa é de uma maneira e a América do Sul é de outra”, comenta.

Foram três temporadas com a camisa branca, uma delas no Castilla, o Real Madrid B, onde chegou a dividir vestiário com Vini Jr. Apesar do aprendizado, o caminho foi dificultado por lesões persistentes que surgiram ainda no clube merengue. Mesmo assim, Augusto Galvan teve seu talento reconhecido e foi convocado para a seleção brasileira sub-20.

“Representar o seu país sempre é o auge para um atleta. É algo que você precisa levar com orgulho, porque quando criança eu só imaginava essas oportunidades e, quando você está lá, é algo surreal.”

Retorno ao Brasil

Após empréstimos na Europa, o jogador tomou uma decisão crucial: era hora de voltar para casa. “Percebi que era o momento de voltar ao Brasil, porque não existiria a questão da adaptação. Apesar de [o Real Madrid] ser o maior clube do mundo, eu precisava entender que minha carreira tinha de seguir. Eu estava muito novo e precisava caminhar com as minhas próprias pernas.”

Meia ribeirão-pretano defende o América-RN | Foto: Edmário de Oliveira/América FC

No retorno, ainda emprestado pelo Real, uma passagem frustrante pelo Santos. Segundo Galvan, as chances não vieram por opção dos treinadores e pelo momento conturbado vivido pelo Peixe dentro e fora de campo. Depois de vestir as camisas de Azuriz-PR e Caxias, a volta por cima aconteceu no ano passado, com as cores da Inter de Limeira. Contratado para o mata-mata, o atleta participou da campanha que levou o time ao acesso na Série D.

“Foi uma oportunidade de ouro. Um lugar onde consegui jogar e alcançar o objetivo do clube. Isso é sempre gratificante para o jogador, porque é sinal de missão cumprida”, celebra.

Agora, em 2026, o desafio é no América-RN, que enfrenta um drama no Campeonato Potiguar. Camisa pesada no estado nordestino, o Alvirrubro foi matematicamente rebaixado. A queda ocorreu após a escalação de um atleta irregular, que fez a equipe perder 18 pontos e ficar com pontuação negativa.

Apesar do momento ruim vivido pelo América, Galvan permanece otimista para o futuro, sobretudo pela principal conquista do último ano, maior do que qualquer troféu: o nascimento de seu filho, Vicente.

Está no sangue

Galvan já vive longe de Ribeirão Preto há mais de uma década, e a carreira no futebol também levou parte de sua família para fora. “Minha mãe e minha irmã vivem hoje em Madri. Sempre me apoiaram, porque é uma família que gosta muito de futebol.”

Mesmo distante geograficamente, o coração do jogador ainda bate forte pela terra natal. Suas férias são sempre na cidade, onde ele aproveita para matar a saudade das pessoas e dos lugares onde tudo começou. Com muitos anos de futebol pela frente, Galvan não nega: o futuro pode reservar um capítulo em casa. “Nunca tive conversa ou oportunidade de jogar aqui, mas com certeza é um desejo. Ribeirão Preto é uma cidade maravilhosa, então jogar na minha cidade seria uma honra”, afirma.

Com a experiência de quem já vestiu camisas históricas nas categorias de base e lutou pelo acesso no interior paulista, o ribeirão-pretano tem objetivos. Dentro de campo, essa meta é realizar um desejo do pai. “Como jogador, eu sonho em atuar no time do coração do meu pai”, detalha o jogador, sem revelar qual é a equipe. “Como ser humano, quero ser alguém que abençoa vidas, passar pelos lugares e ser lembrado por isso”, completa.

VEJA TAMBÉM

Botafogo derrota Guarani e entra no G-8 do Paulistão

Hugo Luque

Botafogo visita Guarani em Campinas

Pedro Ferro

São Paulo recebe Primavera pelo Paulistão

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com