Por Hugo Luque
Raridade nos últimos anos, Palmeiras e São Paulo fazem clássico neste sábado (24), às 18h30, na Arena Barueri, com ambos em momento turbulento. A partida, válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista, pode servir para dar novo fôlego ao vencedor e complicar ainda mais o momento do perdedor.
Criticado desde a última temporada pela falta de títulos e os vice-campeonatos, o Verdão iniciou 2026 com vitórias pelo placar mínimo sobre Portuguesa, Santos e Mirassol mas acabou goleado pelo Novorizontino fora de casa, na terça-feira, por 4 a 0.
Mesmo com o revés, o time de Abel Ferreira se mantém na briga pela liderança do estadual, com nove pontos, na terceira colocação, na cola de Red Bull Bragantino e do próprio Novorizontino. Porém, pichações na sede do clube indicam uma falta de paciência de parte da torcida, incomodada com o técnico e com a presidente Leila Pereira.
Do outro lado, o São Paulo tenta se recuperar após um período de crise política que culminou na renúncia do agora ex-presidente Julio Casares. Dentro de campo, todavia, as coisas não vão nada bem.
Se na Copa São Paulo de Futebol Júnior a equipe é finalista e caiu nas graças da torcida, o profissional encara um começo de ano oposto. Derrotados pela Portuguesa em casa, por 3 a 2, na última rodada, os comandados de Hernán Crespo vão a campo com apenas quatro pontos na classificação, na 14ª posição – a primeira fora da zona de rebaixamento.
No histórico que não contabiliza os duelos do Torneio Início, foram 352 edições do Choque-Rei, com vantagem palmeirense: 120 vitórias, 116 derrotas e 116 empates. O último triunfo são-paulino no tempo normal de uma partida foi em julho de 2023. Desde então, foram cinco triunfos alviverdes e quatro empates (em um deles, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis e conquistou o título da Supercopa Rei).
Do lado mandante, as únicas baixas devem ser Lucas Evangelista, Paulinho e Figueiredo, em recuperação. Andreas Pereira e Vitor Roque treinaram normalmente e devem ser relacionados. Um provável time titular tem: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Luis Pacheco, Marlon Freitas e Mauricio (Andreas Pereira); Allan, Flaco López e Vitor Roque.
Já o São Paulo deve levar a campo Calleri, mas Lucas permanece como dúvida. No ano passado, os dois atacantes sofreram lesões no joelho em gramados sintéticos como o da Arena Barueri. Por fim, o volante Alisson está prestes a ser emprestado ao Corinthians e não deve mais atuar pelo clube. Assim, Crespo deve ir a campo com: Rafael; Cédric (Maik), Rafael Tolói (Arboleda), Alan Franco (Dória ou Sabino) e Nicolas (Enzo Díaz); Bobadilla, Danielzinho e Marcos Antônio; Ferreirinha, Tapia e Calleri (Luciano).

