Por Hugo Luque
O Flamengo é o campeão brasileiro de 2025. A equipe carioca derrotou o Ceará por 1 a 0 nesta quarta-feira (3), no Maracanã, e ergueu mais um troféu em menos de uma semana, mesmo com a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG por 3 a 0, na Arena MRV.
O Verdão precisava de um resultado positivo e de um tropeço flamenguista. Conseguiu apenas metade do que precisava e vai terminar a temporada sem troféus pela primeira vez na era Abel Ferreira.
A equipe paulista foi a Belo Horizonte (MG) com uma postura diferente da apresentada na final da Libertadores, no último sábado, quando perdeu justamente para o Flamengo. Antes de um minuto, o Palmeiras teve um gol anulado por impedimento de Vitor Roque. Aos oito, em novo vacilo do Galo, Roque chutou em cima de Everson e, na sobra, Flaco López abriu o placar.
Mais um erro e mais um gol. Dessa vez foi Arana quem falhou e Allan bateu para fazer 2 a 0. Aos 43 minutos, Piquerez foi expulso e deixou os palmeirenses em desvantagem numérica. Bernard acertou a trave pouco depois e quase descontou.
Mesmo com dez em campo, o time visitante conseguiu levar a melhor, ainda que com pressão do outro lado – Carlos Miguel foi exigido e Scarpa parou na trave. O Atlético marcou aos 29, mas o VAR viu toque de mão de Rony e anulou. Coube ao Verdão matar a partida com o jovem Luighi.
Campeão no Rio
Com 78 pontos contra 73 do Palmeiras, o Flamengo não pode mais ser alcançado na última rodada e, desta forma, confirmou, apenas quatro dias depois de se tornar tetracampeão da Libertadores, seu oitavo título do Brasileirão na história – alvo de polêmica histórica, a conquista da Copa União de 1987 não é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, que declarou o Sport como o vencedor daquele ano.
Em ritmo de festa no Maracanã, os campeões da América conquistaram também o Brasil com o triunfo sobre o Ceará. Samuel Lino, ainda no primeiro tempo, marcou o único gol da partida.

