Tribuna Ribeirão
DestaqueMundo

Papa cancela viagem a Dubai  

O papa Francisco cancelou a viagem que faria nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Dubai, onde participaria da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-28. Aos 86 anos, ele está com infecção pulmonar e gripe, por isso seus médicos pediram que cancelasse a viagem. Quando jovem, Francisco foi vítima de uma doença respiratória grave e teve de retirar parte de um dos pulmões.

“Embora o estado clínico geral do Santo Padre tenha melhorado no que diz respeito à gripe e à inflamação das vias respiratórias, os médicos pediram ao papa que não realizasse a viagem prevista para os próximos dias a Dubai”, informou o Vaticano em nota oficial divulgada nesta terça-feira, 28 de novembro, na qual foi anunciada a desistência da viagem. “O papa Francisco aceitou com grande pesar o pedido dos médicos e a viagem foi cancelada”, segue a nota.

“Como o papa e a Santa Sé continuam dispostos a fazer parte das discussões que terão lugar nos próximos dias, as formas como isto poderá ser implementado serão definidas o mais rapidamente possível”, conclui a nota. É possível, portanto, que o papa participe à distância do evento.

Estava programado para o sábado(2) um discurso do papa durante a COP-28, no qual ele iria cobrar atitudes concretas para redução de emissões de gases de efeito estufa. Ele participaria do evento durante três dias, e também iria se reunir com chefes de Estado. O pontífice tem usado uma bengala e uma cadeira de rodas devido a dores no joelho.

Desde que adotou o nome do santo patrono dos animais e do meio ambiente, o papa Francisco fez do meio ambiente uma das marcas de seu papado e havia grande expectativa sobre a sua participação na COP-28. Seria a primeira vez que um pontífice iria à conferência da ONU, desde seu início, em 1995.
Francisco chegou a instituir na Igreja Católica, em 2015, a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

Esse dia, celebrado em 1.º de setembro, recorda que a crise ambiental deve ser preocupação de todos. Esta foi a segunda vez que a saúde frágil do papa forçou o cancelamento de uma viagem ao exterior. Ele já teve de adiar uma visita ao Congo e ao Sudão do Sul, em 2022, devido a uma inflamação no joelho, embora tenha conseguido fazer a viagem no início deste ano.

 

 

 

 

Postagens relacionadas

51º Batalhão de Polícia tem novo comandante em Ribeirão Preto

William Teodoro

São Paulo anuncia retorno de Crespo

Hugo Luque

Secretaria da Saúde confirma morte de criança por dengue em Ribeirão Preto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com