Ator com 50 anos de carreira apresenta monólogo autobiográfico gratuito no Teatro Municipal e ministra oficina de interpretação para teatro e TV
O 9º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto recebe, nesta quinta-feira, 18 de setembro, uma programação especial com o consagrado ator Paulo Betti, que celebra 50 anos de carreira levando ao público o espetáculo Autobiografia Autorizada e um workshop de interpretação para teatro e TV, ambos gratuitos.
A atividade formativa acontece às 14h30, no Teatro Municipal, e será voltada para artistas e aspirantes às artes cênicas. O workshop abordará técnicas de interpretação, ritmo e características específicas da atuação no palco e na televisão.
O ator também compartilhará reflexões sobre corpo, voz, imagem e verdade cênica, além de bastidores de estúdios de TV e coxias de teatro, enriquecendo a experiência dos participantes. À noite, às 20 horas, o público poderá assistir à montagem Autobiografia Autorizada, solo escrito e interpretado por Betti, com direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi.
Em cartaz há dez anos, a peça já ultrapassou 300 apresentações no Brasil e no exterior, emocionando plateias com relatos da infância e juventude do ator, baseados em artigos e textos de sua autoria. A obra combina delicadeza e humor ao retratar histórias familiares e a trajetória de superação de um jovem do interior até tornar-se um dos grandes nomes da cena brasileira.
“A fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e poético, merece ser compartilhada para provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, afirma Betti. O espetáculo contará com acessibilidade em Libras, ampliando a inclusão e garantindo que pessoas com deficiência auditiva também possam vivenciar a experiência.
O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. O uso de máscara é opcional. “Receber Paulo Betti com seu espetáculo e workshop é um presente para a cidade e para os artistas locais. Além de sua importância no teatro e na televisão, ele traz uma trajetória inspiradora que dialoga com o espírito de formação e troca cultural que o festival promove”, destaca a secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Maria Eugênia Biffi.

