Tribuna Ribeirão
Política

Pedro II e GCM – Votação de projeto da reforma é adiada

ALINE PEREIRA/CÂMARA

A Câmara de Vereadores adiou a votação de dois pro­jetos de lei do Executivo que tratam da reforma administra­tiva. Ambos propõem reade­quações técnicas e jurídicas na estrutura funcional da Funda­ção Dom Pedro II e na Guarda Civil Metropolitana (GCM) e estavam na pauta da sessão desta quinta-feira, 29 de abril.

O pedido de adiamento foi solicitado por Renato Zucolo­to (PP) e vale por uma sessão, voltando à pauta na próxima terça-feira, 4 de maio. O Tribu­na apurou que prefeitura optou pela reforma e readequação da fundação e da GCM para evi­tar problemas jurídicos como os detectados na administra­ção direta pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP).

Daerp
A juíza Lucilene Aparecida Canella de Melo, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, negou na quarta-feira (28) o pedido de reconsidera­ção da liminar concedida que suspendeu a extinção do De­partamento de Água e Esgotos (Daerp) e sua transformação em Secretaria Municipal de Água e Esgoto.

O pedido foi feito pelo presi­dente da Câmara de Vereadores, Alessandro Maraca (MDB). A decisão foi expedida em 22 de abril, quanto o projeto de refor­ma administrativa do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) era aprovado na Câmara por 13 vo­tos a favor e oito contrários. A juíza atendeu ao pedido de tutela antecipada feito em mandado de segurança impetrado pela verea­dora Duda Hidalgo (PT).

A vereadora Duda Hidalgo questiona o processo de votação do projeto de lei que extingue o Daerp e cria a nova secreta­ria. De acordo com a petista, a criação de uma pasta e a conse­quente migração dos serviços de água e esgoto para a prefeitura infringem o artigo 160, pará­grafo 2º, inciso I da Lei Orgâ­nica do Município (LOM), a “Constituição Municipal”.

A legislação determina que os serviços de água e esgotos na cidade não podem ser re­alizados pela administração direta e, sim, por um órgão da administração indireta, como é o caso do Daerp. Ou seja, a migração só poderia ser feita para uma secretaria caso a Lei Orgânica seja alterada.

Postagens relacionadas

Brasil se coloca ao lado de ditaduras ao não assinar carta da OEA, diz Doria

William Teodoro

Carga horária de gestor escolar vai aumentar 

Redação 2

Lava Jato prende ex-presidente Temer

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com