Tribuna Ribeirão
Cultura

Pessoas idosas participam de atividades de leitura em evento da APAE Ribeirão na Praça XV

O grupo atendido pelo Tomates Verdes Fritos, do Observatório do Livro, que se reúne no Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI), no Complexo da APAE, acompanhou, nesta quarta-feira (18), as festividades de aniversário daquela instituição (Divulgação)

Ao completar 60 anos no dia 19 de junho, a APAE Ribeirão Preto, resolveu celebrar a data hoje (18), na Praça XV, com atividades festivas e com aquelas que acontecem semanalmente em suas dependências. Como é o caso do Tomates Verdes Fritos, do Observatório do Livro. “As ações foram levadas para a praça, dessa forma o grupo não perde o encontro de leitura que seria realizado nesta quarta-feira, e tem oportunidade de estar num lugar diferente, ter uma nova vivência”, diz a coordenadora do projeto, psicóloga Juliana Bessa.

Para ela, outro ponto importante é que, por se tratar de um ambiente aberto à comunidade, as pessoas podem parar e participar. “É uma oportunidade de destacar que os cuidados com a pessoa idosa vão muito além da comida, teto e remédios: Ela pode usufruir muito da leitura, como é o caso do projeto, e da cultura de uma forma geral”, completa Juliana.

Raphaela Hermoso, psicóloga e biblioterapeuta do Observatório, também observa que participar de um evento comemorativo como esse vai muito além de um simples passeio para as pessoas idosas. “É uma oportunidade de acesso a novos espaços, de contato com diferentes ambientes, estímulos culturais e, principalmente, de reforço do seu senso de pertencimento e importância social”, avalia.

“É mais um momento para a equipe seguir com sua missão de levar leitura, reflexão e cultura, não apenas às pessoas idosas, mas também aos atendidos pela APAE e ao público em geral que está presente no evento”, comenta Raphaela. “Isso evidencia o quanto ações como essa são fundamentais para promover o acesso à leitura e ampliar as possibilidades de participação social para todos”, conclui.

O projeto, que atende 97 pacientes ativos em tratamento de câncer e doenças neurodegenerativas no município, tem como objetivo principal propiciar maior bem-estar físico e emocional por meio das técnicas da Biblioterapia. Assim como outros programas da instituição, esse também é voltado para pessoas acima de 60 anos e utiliza como recurso a leitura de literatura para promover também apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.
Enquadrado na Lei do Idoso, o projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto de forma domiciliar, em consultórios, em instituições e em encontros semanais com a rede de apoio dos pacientes. E conta com o patrocínio de Austral/Re, Austral Seguradora e Agibank.

Postagens relacionadas

Desembargador mantém afastamento de Sérgio Camargo da Palmares

Redação 1

Sinfônica recebe alunos do ‘Guri’

Redação 1

Segunda tem live com Mario Sergio Cortella

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com