A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a terceira fase da Operação Medjay, com o objetivo de combater crimes de abuso sexual infantil praticados na Dark Web. A ação foi conduzida por agentes da Delegacia da PF em Ribeirão Preto e cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um suspeito na região.
Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que, segundo a polícia, estão diretamente ligados à investigação. O material passará por perícia.
As investigações tiveram início após o compartilhamento de informações pelo FBI (Federal Bureau of Investigation), por meio da Rede 24×7, canal de cooperação internacional entre as forças de segurança. Segundo os dados repassados, o investigado participava de fóruns clandestinos na internet voltados à divulgação de arquivos com violência sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com a PF, o suspeito pode responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantil, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de associação criminosa, prevista no Código Penal. Somadas, as penas podem chegar a 13 anos de prisão.
A operação integra uma ofensiva permanente da Polícia Federal contra a propagação de conteúdo ilegal na rede, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas para rastreamento e identificação de criminosos em ambientes virtuais.
O nome da operação, Medjay,faz referência a um grupo de guerreiros do antigo Egito que atuava como protetores dos mais vulneráveis. Segundo a corporação, a PF assume esse mesmo papel de proteção contra crimes considerados “covardes e devastadores” como a exploração sexual infantil.
A Polícia Federal reforça que a colaboração da população é essencial no combate a esse tipo de crime. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 100 ou por meio dos canais oficiais da PF.
As investigações continuam.
—
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao
#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

