Tribuna Ribeirão
Polícia

PF faz simulado no Leite Lopes

Treinamento mirou sequestro de aeronaves e ameaças de bombas

Em um dos exercícios, agentes envolvidos simularam ameaça de bombas (Foto: PF/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Federal realizou, na terça-feira (25), exercícios simulados de segurança no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. As atividades, realizadas pela Delegacia da PF da cidade, que envolveram cenários de sequestro de aeronave e ameaça de bomba, foram coordenadas pela VOA, concessionária que administra o terminal.

Foram realizados dois tipos de simulados. Um deles foi o de Exercícios Simulados de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (ESAIA). O outro foi o de Ameaças de Bombas (ESAB).

Sequestro de aeronave com refém também foi alvo de treinamento (Foto: PF/Divulgação)

A ação reuniu diferentes forças de segurança. A Polícia Militar esteve presente com equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), que atuaram com negociadores, grupos táticos e atiradores de precisão. O Corpo de Bombeiros também integrou a operação, seguindo os protocolos de emergência e resgate previstos para situações de risco.

O principal cenário trabalhado simulou a tomada de uma aeronave de pequeno porte, permitindo que as equipes colocassem à prova os procedimentos de contenção, negociação e intervenção adotados em ocorrências desse tipo.

Policiais simularam resgate de uma vítima de apoderamento de aeronave (Foto: PF/Divulgação)

Os exercícios, previstos no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil (PNAVSEC), têm como objetivo avaliar a capacidade de resposta em emergências aeroportuárias e o nível de coordenação entre forças de segurança e equipes do terminal.

De acordo com a PF, a realização periódica dessas simulações busca manter a preparação dos profissionais envolvidos e reforçar a segurança de passageiros, tripulantes e funcionários que atuam no aeroporto. “A integração entre Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos demonstra o alinhamento das instituições aos protocolos da aviação civil.”

Postagens relacionadas

Polícia Civil encontra corpo de vítima de tribunal do crime na região

William Teodoro

Dupla tenta furtar igreja, mas acaba detida pela Polícia Militar

William Teodoro

Homem é ferido após suposto assédio sexual em coletivo de RP

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com