Tribuna Ribeirão
Geral

Pfizer testa medicamento contra a covid-19 no país

© Reuters/Direitos Reservados

Os testes clínicos de um me­dicamento contra a covid-19 começaram a ser feitos no Bra­sil. A pesquisa desenvolvida pela Pfizer utiliza a molécula PF-07321332, um antiviral da classe dos inibidores de protease. Segundo a farmacêutica, o re­médio, administrado via oral, já mostrou potencial para ser utili­zado contra o novo coronavírus.

Mais de 20 centros de pes­quisa brasileiros fazem parte dos estudos clínicos de fase 2 e 3. Amazonas, Bahia, Ceará, Dis­trito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Gros­so, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo têm insti­tuições que farão os testes. Para participar do estudo é necessário ter mais de 18 anos.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mi­nas Gerais (UFMG) é uma das que realiza os testes. Segundo a instituição, o tratamento é feito com duas doses diárias do com­posto PF-07321332 associado ao ritonavir por cinco dias seguidos. O ritonavir é usado para aumentar o nível da dro­ga ativa. O acompanhamento terá duração de 24 semanas, com três visitas presenciais no primeiro mês e as demais con­sultas feitas por telefone.

Etapas
A molécula que está sendo estudada foi aprovada na fase 1, que testa segurança e tolerabi­lidade em humanos. Conside­rando os resultados já obtidos, incluindo a fase pré-clínica, com testes in vitro, a Pfizer desenvol­ve agora três estudos pivotais, randomizados, duplo-cego e controlados por placebo.

Os testes envolvem, portan­to, três tipos de pacientes: não vacinados ou vacinados com suspeita e/ou diagnóstico de covid-19 e com baixo risco de desenvolver doença grave; estu­do em pacientes não vacinados com suspeita e/ou diagnóstico de covid-19 e com alto risco de desenvolver doença grave; e es­tudo em pessoas não vacinadas cujos contatos domiciliares es­tão com covid-19.

Para serem realizados no Brasil, os estudos são previa­mente aprovados pela Agên­cia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Co­missão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), além dos Comitês de Ética dos centros de pesquisa participantes.

Postagens relacionadas

Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

William Teodoro

Trabalho escravo: 2.575 pessoas foram resgatadas em 2022

William Teodoro

Ano de 2023 foi o mais seco para rios em três décadas

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com