Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Pó de Café: sexteto lança novo álbum 

Sexteto une o jazz afrobrasileiro à música de câmara em parceria com a USP Filarmônica para homenagear o café e RP (Divulgação)

O grupo de jazz brasileiro Pó de Café lança nesta sexta-feira, 10 de novembro, o quinto álbum “Suíte do Café”, gravado juntamente com a orquestra USP Filarmônica, de Ribeirão Preto. O álbum está disponível em todas as plataformas musicais. Os arranjos foram desenvolvidos de forma coletiva sobre temas compostos pelo baixista Bruno Barbosa, pelo pianista Murilo Barbosa e pelo trumpetista Rubinho Antunes, que também assina as orquestrações.  
 
“Em cada um dos nossos trabalhos, nós sempre buscamos um mote. Nos nossos discos anteriores, o samba-jazz, a música afrobrasileira, a música caipira e a pandemia foram nossas inspirações. Agora nós quisemos fazer uma homenagem à cidade onde atuamos. Afinal, o município já foi a capital mundial do café e levamos até o café no nome. Por que não uma música sobre o café?”, ressalta o baixista Bruno Barbosa. 
 
Uma suíte é uma peça musical composta por vários movimentos várias músicas dentro da mesma música. As oito composições da “Suíte do Café” se complementam em uma peça musical que une a tradição da orquestra sinfônica com as sonoridades contemporâneas do jazz afrobrasileiro do Pó de Café. Para tanto, somam-se ao sexteto mais 35 músicos da USP Filarmônica, regidos por José Gustavo Julião Camargo. 
 
As raízes agrícolas da cidade de Ribeirão Preto são evidentes. Famosa por ter sido a “capital mundial do café” – produto que lastreou a economia da cidade desde a segunda metade do século XIX até os anos 40 do século passado –, Ribeirão traz as marcas culturais desse processo histórico até hoje.  
 
Uma obra que fale sobre o café, é portanto “falar da própria história da cidade, com todos os seus benefícios e problemas, seus personagens, seus trabalhadores, seus líderes, seus cenários contrastantes e mazelas. Um mosaico de pontos de vista, como uma música de múltiplas formas, interconexões e planos, justamente como uma suíte, música de forma livre que une diversos temas em sucessão”, ressalta o pianista Murilo Barbosa. 
 
As oito músicas da “Suíte do Café” seguem o arco histórico do primeiro ciclo econômico do café no Brasil. O historiador Daniel Deminice foi um consultor para as pesquisas realizadas pelos músicos em busca de histórias e dados sobre o período.  
 
O pesquisador explica que “Ribeirão Preto é marcada pelo que os livros chamam de “Belle Époque Caipira”, uma consequência da urbanização influenciada pela estética europeia do século XIX e propiciada pelo dinheiro dos negócios do café. Um processo contraditório que aliou prosperidade econômica, urbanização e degradação ambiental”, ressalta o historiador. 
 
O Pó de Café é formado por Bruno Barbosa (baixo), Duda Lazarini (bateria),  Marcelo Toledo (sax), Murilo Barbosa (piano), Neto Braz (percussão) e Rubinho Antunes (trumpete) e começou como um encontro informal de músicos profissionais de Ribeirão Preto que tinham a intenção de explorar a musicalidade do jazz e da música instrumental. Quase catorze anos depois, o grupo já gravou cinco discos e participou de festivais nacionais e internacionais.  
 
Ao longo de sua trajetória, o grupo também fez parcerias com personalidades da cultura brasileira. Em 2019, o “Pó de Café” realizou uma série especial de shows pelo interior paulista para homenagear os 60 anos do disco “Kind of blue”, de Miles Davis, com comentários do músico e humorista Reinaldo Figueiredo. E o último álbum, “Interior”, lançado em 2021, contou com a participação especial da cantora Maria Rita.  
 

Postagens relacionadas

Polícia Rodoviária apreende cerca de 600 Kg de maconha que seriam entregues em Ribeirão Preto

William Teodoro

Moradores do Piripau continuam isolados

Luque

Festival literário será neste sábado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com