Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou, na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, em conjunto com policiais civis de Ribeirão Preto através do Grupo de Operações Especiais (GOE), uma operação para desmontar um esquema de estelionato através da internet. Golpistas criaram um falso perfil da loja virtual GrêmioMania e causaram prejuízos de pelo menos R$ 250 mil.
Os policiais civis cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto, Sales Oliveira, São Paulo e Curitiba (PR). Durante o cumprimento dos mandados, três pessoas foram presas: uma em Curitiba, uma em Ribeirão Preto e uma em Sales Oliveira.

De acordo com a Polícia Civil gaúcha, pelo menos 10 pessoas foram vítimas da fraude, todas de Porto Alegre. Mas a investigação acredita que haja mais vítimas, inclusive no interior do RS.
Pelo levantamento feito por policiais civis, o site operou nos dois primeiros meses deste ano. As vítimas eram atraídas por supostas campanhas oficiais em redes sociais e direcionadas para o site falso. Nas campanhas, havia vídeos de jogadores, como o ex-zagueiro gremista Pedro Geromel, um dos ídolos do time gaúcho, feito por Inteligência Artificial.

Nas supostas campanhas, os golpistas lançavam produtos com descontos bastante atraentes, para atrair os torcedores. Os pagamentos eram feitos por pix e os produtos nunca foram entregues. A polícia acredita que eles tenham replicado o golpe em diversos modelos de sites de e-commerce, não apenas na falsa GrêmioMania.
Prisões na região
Um homem foi preso no início da manhã desta quinta-feira (27). Ele foi localizado no Parque Ribeirão, zona Oeste da cidade. Outra prisão ocorreu em Sales Oliveira, região metropolitana de Ribeirão Preto. A Justiça do RS também determinou o sequestro de bens e valores nas contas bancárias dos investigados. As investigações prosseguem.

