Por: Adalberto Luque
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Bebedouro esclareceu, em menos de 12 horas, um furto de grandes proporções ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15), em uma joalheria localizada no interior de um shopping center na cidade de Bebedouro, distante 80 km de Ribeirão Preto. O prejuízo inicial foi estimado entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.
O crime ocorreu durante a madrugada, quando um dos autores acessou o interior do estabelecimento pelo teto de outra loja, uma cafeteria, permanecendo escondido após o encerramento das atividades. O outro se juntou a ele mais tarde.
O delegado acredita que eles sejam especialistas nesse tipo de crime. Após furtar cerca de 6 quilos de joias em ouro, entre anéis, colares e relógios, os envolvidos fugiram após arrombar a porta de vidro da própria loja.

As investigações tiveram início pela manhã, após a Polícia Civil ser comunicada do fato. No curso das apurações, foi identificado que os possíveis autores teriam se hospedado em um hotel na cidade de Jaboticabal, região metropolitana de Ribeirão Preto.
Equipes da DIG diligenciaram até o local e localizaram algumas peças de joias escondidas no telhado do hotel. Também foram apreendidas roupas que teriam sido utilizadas na prática criminosa e foi possível identificar os dois homens.
Na sequência do trabalho de inteligência policial, apurou-se que os suspeitos deixaram a região pelo Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto. Eles seguiram de ônibus em direção à cidade de Goiânia (GO).

As informações foram compartilhadas com a Polícia Militar de Minas Gerais e envolveram também as Polícias Civis de Barretos, São José do Rio Preto e Jaboticabal, além da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto.
A ação conjunta resultou na abordagem dos suspeitos T.M.F., de 21 anos, e B.W.C.V., de 23 anos, na Rodovia BR-050, no município de Uberlândia, ainda na tarde desta quinta-feira. Eles estavam dentro do ônibus no qual haviam embarcado. Com eles, os policiais militares localizaram grande parte das joias furtadas.
As joias recuperadas foram apreendidas e encaminhadas para os procedimentos legais. Agentes da Polícia Civil de Bebedouro se deslocam para Uberlândia para acompanhar os trabalhos da polícia mineira.
O delegado João Vitor Silvério, titular da DIG de Bebedouro e responsável pelo caso, informou que as investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos, identificação de todos os envolvidos e posterior restituição dos bens à vítima. Silvério também disse que a dupla pode estar envolvida em um caso semelhante ocorrido em Barretos semanas atrás.

