Uma empresa de Osasco, na Grande São Paulo, venceu a concorrência pública para a construção de três pontes dentro do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, que prevê financiamento de R$ 310 milhões em Ribeirão Preto. A prefeitura estimava gastar R$ 2,7 milhões na construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, entre as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant, José Bonifácio e Paraíba e Visconde de Inhaúma e Tamandaré, mas vai economizar quase meio milhão de reais, desconto de 18,5%.
O valor está 24,1% abaixo dos R$ 2,9 milhões previstos inicialmente – corte de quase R$ 700 mil. Ao lançar o edital, a administração baixou o valor para R$ 2,7 milhões. Na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Município (DOM), a Secretaria Municipal da Administração publicou o aviso de julgamento de propostas da concorrência nº 01/18, informando que a licitação foi vencida pela empresa V Quattro Engenharia Ltda., com a proposta de R$ 2,208 milhões – disputava com as ribeirão-pretanas Autem Engenharia e Alcalá Engenharia. A expectativa da administração é que as três pontes fiquem prontas até o final do ano.
Em novembro do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou a liberação de recursos de R$ 33,4 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como contrapartida da Prefeitura de Ribeirão Preto para o pacote obras do PAC da Mobilidade Urbana. Além das três pontes, há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre deste ano.
As demais são para 2019. Outra intervenção, a primeira do pacote, a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, a popular “estrada das Palmeiras”, está em andamento. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana na cidade. Sobre as outras intervenções, a Secretaria Municipal de Obras Públicas diz “que os projetos das demais obras seguem em fase de elaboração com término previsto para este ano, sendo que as do primeiro pacote estão previstas para início no quarto trimestre de 2018 (a partir de outubro), e as demais serão realizadas em 2019 e 2020.”
A primeira obra do PAC da Mobilidade a ser entregue será a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek, que deve terminar no final de dezembro e consumirá R$ 25,3 milhões. “Ribeirão Preto foi o único município do Estado que conseguiu tirar as obras do PAC do papel e fazer prosperar. Com isso, a cidade vai se modernizar, gerar empregos, renda, serviços e atividades comerciais e econômicas que contribuirão para o desenvolvimento do município”, afirma o prefeito Duarte Nogueira.
As três pontes na avenida vão interligar as ruas José Bonifácio e Paraíba, a Visconde de Inhaúma com a Tamandaré e a Barão do Amazonas com a Benjamin Constant. Estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município. No total, serão investidos R$ 310 milhões, a maior parte financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.

