Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Preços de hortaliças caem nos ‘atacados’

A boa oferta de cenoura, batata e cebola nos principais mercados atacadistas influenciaram na queda dos preços na média ponderada registrada em junho (Getty Images)

A boa oferta de cenoura, batata e cebola nos principais mercados atacadistas influenciaram na queda dos preços na média ponderada registrada no último mês. Banana, laranja, mamão e melancia, assim como a alface, também registraram cotações mais baixas na comercialização no atacado em junho.

Os dados são do 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira, 22 de julho, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Depois de um movimento de alta desde o início do ano, os preços da cebola em junho apresentaram reversão.

As cotações caíram em quase todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas pela companhia, sendo a maior queda em percentual de 26,37% registrada em Pernambuco. Apenas em Santa Catarina as cotações apresentaram aumento.

Este comportamento de decréscimo é esperado para o período, quando tradicionalmente é registrada a pulverização da oferta da cebola no país, com aumento da  quantidade do produto disponibilizado nos mercados a partir da produção das safras paulista, mineira, goiana e baiana.

Dentre as Ceasas analisadas, nove demonstraram declínio nos preços, com a maior redução registrada no Rio de Janeiro. Já no caso da cenoura, a diminuição nas cotações aconteceu mesmo com uma menor oferta da raiz em junho, quando comparada com os níveis verificados em maio.

Ainda assim, a quantidade do alimento disponível para comercialização nas Ceasas registrou bons níveis, capaz de possibilitar a queda de preço. A Conab também observou uma baixa na média ponderada de preços para a alface, explicada em função da diminuição da demanda, normal nessa época do ano, motivada por temperaturas inferiores.

Para o tomate, não houve movimento uniforme de preço, com alta de 36,2% em Fortaleza e queda de 17,56% em Rio Branco. Com a maturação mais lenta do tomate, por causa das baixas temperaturas ou até geadas nas principais regiões produtoras, a oferta em junho retraiu. Por outro lado, o clima mais frio também impactou a demanda.

Frutas – Em maio, o movimento preponderante de preços da banana, laranja, mamão e melancia foi de retração, como mostra o Boletim Prohort. O mercado de banana nanica teve um maior volume comercializado na maior parte do mês, implicando em menores valores.

Suas cotações começaram a subir somente no fim de junho.  Já o mercado de banana prata, por causa da menor oferta, registrou preços maiores do que a nanica durante toda a parcial. Para a laranja, foi registrada uma nova queda nos preços em quase todas as Ceasas, com o aumento da comercialização das frutas precoces, da variedade pêra e das frutas tardias.

Além disso, a demanda pela laranja foi retraída devido ao clima mais frio e pela concorrência com a mexerica poncã. As baixas temperaturas nos principais centros consumidores, aliada a uma boa oferta, também influenciaram na redução das cotações para a melancia.

Já no caso do mamão houve diminuição da disponibilidade do alimento tanto da variedade papaya como da formosa. Ainda assim, a média ponderada das cotações teve uma leve variação negativa de 1,7% devido à menor procura pela fruta.

Apenas a maçã apresentou alta nos preços médios. A presença do tempo mais frio, o início das férias escolares e a concorrência da maçã com frutas da época implicou em demanda baixa. Mesmo assim, vários mercados reagiram com elevação de preços, por conta do controle de oferta executado pelas classificadoras e do aumento das importações.

Postagens relacionadas

Cinema – Cauim, o ‘herói da resistência’

Redação 1

Botafogo empata com Remo na Série B

Hugo Luque

Projeto proíbe o corte de árvores

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com