Tribuna Ribeirão
DestaqueMundo

Prefeita de Paris mergulha no rio Sena  

Planejado para junho, o mergulho de Hidalgo foi adiado devido às eleições: hashtag "jechiedanslaSeine" ("Estou fazendo cocô no Sena") virou tendência (Abdul Saboor/Reuters )

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa nesta quarta-feira , 17 de julho, e deu um mergulho no Sena, rio com longo histórico de poluição, mas que vem recebendo tratamento nos últimos anos para receber provas da Olimpíada. Os Jogos de Paris-2024 vão começar no dia 26, sexta-feira da próxima semana.

Vestida com roupa de neoprene e usando óculos de natação, Hidalgo mergulhou no rio perto da imponente prefeitura, do seu escritório e da Catedral de Notre Dame. Ela foi acompanhada pelo chefe do Comitê Organizador dos Jogos, Tony Estanguet, e por Marc Guillaume, um dos principais assessores da prefeita, que também mergulharam no rio.

“O Sena é maravilhoso”, disse Hidalgo, ainda na água. “A água está muito, muito boa. Um pouco fria, mas não está ruim.” Ela também disse que viveu “um sonho” ao mergulhar no rio e disse ter feito um “testemunho do trabalho duro (da prefeitura)”. Eles nadaram rio abaixo por cerca de 100 metros, alternando entre crawl e nado peito.

“Depois de 20 anos praticando esportes no rio, acho admirável que estejamos tentando limpá-lo”, disse Estanguet, que tem três medalhas de ouro olímpicas na canoagem. O mesmo gesto já havia sido feito pela ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, no último sábado (13).

Nos dois casos, as autoridades políticas de Paris e da França tentam comprovar que o rio conta com uma qualidade de água adequada para receber a prova de águas abertas e também a parte da natação do triatlo durante a Olimpíada. Nadar no Rio Sena foi proibido há mais de um século.

Desde 2015, os organizadores investiram US$ 1,5 bilhão para preparar o Sena para os Jogos Olímpicos e para garantir que os parisienses tenham um rio mais limpo após os Jogos. O plano incluía a construção de uma gigantesco tanque subterrânea de armazenamento de água no centro de Paris.

também previa a renovação da infraestrutura de esgotos e a modernização das estações de tratamento de águas residuais. Originalmente planejado para junho, o mergulho de Hidalgo foi adiado devido às eleições parlamentares antecipadas na França. Na data inicial, a hashtag “jechiedanslaSeine” (“Estou fazendo cocô no Sena”) virou tendência nas redes sociais.

 

 

 

 

Postagens relacionadas

Projeto “Basquete para Todos” abre vagas gratuitas em Ribeirão

William Teodoro

Bolsonaro sanciona lei que cria MEI Caminhoneiro

William Teodoro

Justiça bloqueia contas de 131 empresas ligadas ao golpe da CNH em SP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com