O prefeito Ricardo Silva (PSD) sancionou, na tarde de segunda-feira, 25 de agosto, em cerimônia no centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, a lei numero 15.115/20254 que altera o nome de um trecho da avenida Presidente Vargas, na Zona Sul da cidade, para Flávio Prudente Corrêa, em homenagem ao ex-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, falecido em janeiro deste ano.
A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira, 26 de agosto, e já está em vigência. A nova nomenclatura da avenida compreende o trecho a partir do Sistema de Lazer Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira, na confluência com a avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, até o limite do distrito de Bonfim Paulista.
A mudança foi proposta pelo vereador Maurício Gasparini (União Brasil) e aprovada pela Câmara em 11 de agosto. Na semana passada, o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto (Conppac), Lucas Gabriel Pereira, encaminhou oficio ao prefeito solicitando veto à a mudança.
No documento, o presidente do Conppac ressaltava que, por sua importância na história pública e política do pais, Getúlio Vargas (1882-1954) não merece ter a homenagem diminuída na cidade. Destacava ainda a importância do ex-presidente na defesa dos direitos dos trabalhadores com a instituição da Carteira de Trabalho, do salário-mínimo, das férias e da licença-maternidade e outros direitos.
Em relação ao ex-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, citava que Corrêa tem sua importância e já foi homenageado com a denominação de uma ala no Hospital do Amor de Barretos, uma rua e uma estrada rural em Brodowski, além de ter sido agraciado, em 2022, com o título de cidadão naquela cidade e em Ribeirão Preto,
Por fim, lembrou que a mudança poderá causar confusão no trânsito e transporte da cidade, já que nossos motoristas há décadas se habituaram com a nomenclatura vigente.

