Tribuna Ribeirão
Geral

Ribeirão adota medidas por causa da baixa umidade

Níveis muito baixos da umidade do ar registrados nos últimos dias levaram a prefeitura a tomar medidas Foto: Guilherme Sircili

Ações incluem suspensão de atividades físicas e esportivas ao ar livre nas secretarias de esportes e educação, e a suspensão da varrição de ruas e avenidas para proteger trabalhadores

Diante do cenário de estiagem e da baixa umidade relativa do ar registrada nos últimos dias, a Prefeitura de Ribeirão Preto, em conformidade com o Decreto Municipal nº 204/2011, colocou em prática uma série de medidas preventivas, de orientação e de monitoramento para proteger a saúde da população, servidores públicos e animais, além de reforçar a vigilância ambiental.

O objetivo é preservar a saúde dos servidores e da comunidade, garantir a proteção dos animais e prevenir riscos ambientais. As ações serão reavaliadas continuamente conforme a evolução do clima.
O decreto municipal estabelece procedimentos padrão para situações de estiagem, determinando estado de atenção quando a umidade relativa do ar (URA) estiver entre 20% e 30%, estado de alerta quando estiver entre 12% e 20% e estado de emergência quando estiver abaixo de 12%. De acordo com a legislação, sempre que a URA estiver abaixo de 20%, as atividades ao ar livre devem ser suspensas, cabendo às unidades da Administração o monitoramento e a adoção das providências necessárias.

Educação – Estão suspensas as atividades físicas ao ar livre, além da orientação para que os espaços escolares permaneçam ventilados e arejados. Também foi recomendado evitar aglomerações em locais fechados, incentivar o uso de roupas leves e assegurar a hidratação constante de estudantes e profissionais. Os jogos do CIREM não terão partidas agendadas na próxima semana.

Esportes – Todas as atividades ao ar livre organizadas pela secretaria, como futebol e futsal, também foram suspensas e o calendário só será retomado quando a umidade voltar a índices seguros.

Infraestrutura – Foram suspensos os serviços de manutenção e zeladoria executados nas ruas e vias, mantendo apenas a coleta de lixo, por se tratar de serviço essencial. A pasta também reforçou orientações e assistência aos servidores e colaboradores neste período.

Meio Ambiente – foi intensificado o monitoramento e reforçou os cuidados com animais domésticos e silvestres. No Bosque Municipal, a alimentação dos animais foi ajustada às condições climáticas, e equipes estão atuando na prevenção de incêndios urbanos e em áreas verdes. Todos os parques municipais, inclusive o Morro do São Bento, que abriga o Bosque, o Jardim Japonês e o Mirante, contam com bebedouros para a hidratação dos visitantes.

Saerp – Adotou medidas de proteção aos servidores que atuam em campo, como a distribuição de protetor solar e EPIs, além da orientação para hidratação frequente, com apoio de garrafas térmicas.
Saúde – Servidores que realizam trabalhos externos, como agentes de endemias e de saúde, tiveram suas atividades suspensas temporariamente, até que a umidade do ar volte à normalidade.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

PUBLICIDADE: Oportunidade Clínica CEOSP

Redação 1

Região procura por 76 presos

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com