Processo, em fase de finalização, incluirá as cidades de Santos, Araçatuba, Andradina e Campinas; atualmente o município mais distante para onde são disponibilizadas passagens de ônibus é Igarapava
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está finalizando o processo de compras de passagens intermunicipais para a ampliação das cidades incluídas no Programa Recâmbio.
A ampliação, em fase de finalização e com previsão de início em fevereiro, prevê a contratação de serviços de transporte rodoviário coletivo em linhas regulares para as cidades de Santos, Araçatuba, Andradina e Campinas.
No caso de Santos e Campinas a contratação será feita com a Viação Cometa pelo valor de R$ 129.998,75 por um contrato de 60 meses. Os valores dos contratos para Araçatuba e Andradina não foram divulgados.
O serviço de recâmbio é oferecido há muitos anos pelo município e disponibiliza passagem de ônibus intermuni¬cipal para quem chega à cidade e não tem como voltar ao local de origem ou deseja se transferir para outro município.
Atualmente o serviço é disponibilizado pela empresa São Bento e pela Viação Cometa as cidades de Altinópolis, Batatais, Ituverava, Orlândia, São Joaquim da Barra e Igarapava.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Júlio Balieiro, a incorporação de novos destinos reforça o compromisso da Administração Municipal com políticas públicas efetivas, centradas nas pessoas e alinhadas às necessidades reais da população.
“O Programa Recâmbio é uma ferramenta essencial da política de assistência social. Em muitos casos, a passagem é determinante para o reencontro com a família, o acesso ao trabalho ou a reconstrução de trajetórias com mais dignidade. A incorporação de novos destinos amplia o alcance do programa e fortalece a proteção social no município”, destacou.
No ano passado, em média, Ribeirão Preto realizou por dia, o recâmbio de quatro pessoas. O Recambio é destinado a qualquer cidadão que esteja em Ribeirão Preto — em passagem ou permanência — e comprove vínculo com a cidade de destino.
O benefício pode ser concedido uma vez a cada 12 meses. Para se candidatar ao serviço o interessado deve procurar o Espaço da Cidadania, na Rua Lafaiete, nº 100 de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

