Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeitura amplia serviço ao idoso

A iniciativa prevê a criação de 50 novas vagas destinadas a idosos a partir de 60 anos nos graus de dependência moderada e alta, além de novo Centro-Dia (Reprodução)  

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou dois editais voltados ao atendimento de pessoas idosas no município. O primeiro deles, o de chamamento público nº 04/2025, tem o objetivo de ampliar e qualificar a Rede de Atendimento para Pessoas Idosas.

A iniciativa prevê a criação de 50 novas vagas destinadas a idosos a partir de 60 anos nos graus de dependência moderada e alta, um acréscimo importante na capacidade de acolhimento atualmente disponível. Há três anos não são abertas novas vagas de acolhimento institucional para idosos em Ribeirão Preto, o que gerou uma fila de espera crescente.

“É triste saber que os idosos em situação de vulnerabilidade da nossa cidade estão há três anos sem atenção. As últimas vagas abertas para acolhimento foram criadas em 2022”, ressalta o atual prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD).

“Sabemos que essas duas futuras casas de acolhimento não irão resolver todo o problema, mas mostram que já no início de nossa gestão estamos sinalizando nosso compromisso em oferecer dignidade a esses idosos que tanto já fizeram por Ribeirão”, enfatiza o prefeito.

Atualmente, existem cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no município, que juntas oferecem cerca de 200 vagas, todas ocupadas. Segundo o secretário de Assistência Social, Julio Balieiro, esta ampliação não se limita à criação de vagas.

“É a materialização de um compromisso com a vida, o respeito e a autonomia da pessoa idosa, oferecendo não só um lar, mas um espaço de cuidado integral onde cada história seja valorizada. Sabemos que temos muito a fazer, que os desafios são grandes, mas estamos empenhados em fortalecer a nossa Rede de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas”, destaca.

Para enfrentar essa demanda reprimida, o edital selecionará duas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), cada uma responsável pela implantação de uma unidade com 25 novas vagas, distribuídas em regiões estratégicas da cidade para otimizar o acesso e favorecer a articulação com serviços públicos.

As instituições contratadas deverão oferecer alojamento adaptado, alimentação balanceada, atendimento psicológico, atividades de estimulação cognitiva e programas de convívio comunitário. Será obrigatório estabelecer protocolos de integração contínua com os serviços do Suas (Centro Dia, Creas) e com o SUS, além de adotar indicadores de desempenho para avaliar semestralmente a satisfação dos acolhidos e de suas famílias.

Novo Centro Dia – O edital de chamamento Público n° 05/2025 prevê a implantação de um novo Centro Dia, voltado ao atendimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade ou risco social, com a oferta de 20 vagas para pessoas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais.

O equipamento funcionará em horário diurno, de segunda a sexta, e oferecerá um conjunto integrado de serviços que inclui acolhimento em espaço acessível e adaptado, refeições nutritivas e monitoradas, além de apoio às famílias no cuidado com os idosos, diminuindo a sua sobrecarga de trabalho.

Além disso, o Centro Dia promoverá atividades socioeducativas, exercícios de estimulação cognitiva e física leves, e acompanhamento psicológico individual e em grupo.

O objetivo é proporcionar um ambiente de convivência seguro e estimulante, fortalecendo vínculos sociais, retardando a progressão de dependências e reduzindo a sobrecarga de cuidadores familiares. Com o novo centro, Ribeirão Preto passará a ter dois espaços dedicados ao atendimento de pessoas idosas.

Chamamento – O recebimento de propostas para o edital de chamamento público n° 04/2025 acontece de 29 de maio a 27 de junho, com avaliação técnica prevista para o período de 30 de junho a 2 de julho e homologação do resultado definitivo em 22 de julho.

Já o edital de chamamento público n° 05/2025 receberá propostas de 30 de maio a 30 de junho, com avaliação técnica entre 1° e 7 de julho e homologação definitiva prevista para 29 de julho. As OSCs interessadas devem protocolar suas propostas presencialmente ou via Sedex, na rua Augusto Severo nº 819, Casa 1, Vila Tibério, das oito às 12 horas e das 13 às 17 horas.

 

Postagens relacionadas

Asteroide passa a apenas 
428 quilômetros da Terra

Redacao 5

Grupo Os Geraldos traz musical para RP 

Redação 2

Fumaça e poeira escurecem RP  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com