Entre os meses de agosto e dezembro de 2025, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da coordenação da Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto (COINFARP), realizou a retirada de 62 mil quilos de fios de telecomunicações inutilizados dos postes em vias públicas do município. O balanço inclui cabos convencionais e de fibra óptica e foi apresentado na última quinta-feira (8) pela CPFL e pela empresa Vivo, durante reunião ordinária da comissão.
A readequação da fiação aérea é uma iniciativa da COINFARP, presidida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Zeladoria, com o objetivo de organizar, padronizar e garantir a manutenção adequada da infraestrutura aérea da cidade. As ações são coordenadas pela CPFL e executadas pelas empresas de telecomunicações responsáveis pelos cabos.
Até o momento, os serviços já foram concluídos no quadrilátero Central, formado pelo cruzamento das avenidas Jerônimo Gonçalves, Independência, Nove de Julho e Francisco Junqueira, em parte do Parque Ribeirão Preto e em importantes avenidas do município.
Na semana passada, os trabalhos foram realizados na região Norte, abrangendo as avenidas Brasil e Recife. A regularização da fiação aérea na avenida Thomaz Alberto Whately já foi finalizada.
Para 2026, um novo cronograma de execução foi elaborado, priorizando as principais avenidas da cidade, em razão do grande fluxo de pedestres e motoristas, além das áreas próximas à região Central.
“Esse é um número muito expressivo, que reforça a importância desse trabalho. Fios soltos representam riscos, e não toleraremos que a população fique exposta a acidentes por falta de cuidado das empresas de telecomunicações. Seguiremos firmes com essa ação, com o objetivo de regularizar toda a cidade”, afirma a secretária municipal de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa.

Como medida preventiva, a administração municipal também irá promover um curso de capacitação para operadores de fiação aérea, com o objetivo de garantir que futuras implantações sigam os novos critérios técnicos e evitem a aglomeração desnecessária de cabos nos postes. A iniciativa contará com o apoio da CPFL e das empresas de telecomunicações.
“A segurança e o cuidado com a população passam por uma zeladoria de qualidade, exatamente o que estamos promovendo em Ribeirão Preto. Esses pilares são prioridades da gestão municipal, que busca estruturar a cidade para minimizar riscos, prevenir acidentes e contribuir para o bem-estar da população. Estamos avançando na readequação da infraestrutura e no estabelecimento de normas para assegurar condições ideais de segurança no futuro”, destaca o prefeito Ricardo Silva.
Outra proposta em análise pela administração municipal é a implantação de sistema de fiação subterrânea, alternativa que contribui para evitar o cenário identificado em 2025, além de reduzir os furtos de cabos de telecomunicações e de energia elétrica. O tema já está em discussão no âmbito do Executivo.
Mesmo com o cronograma de readequação em andamento, demandas emergenciais seguem sendo atendidas. Denúncias podem ser registradas junto à Prefeitura pelo telefone 156 ou diretamente à CPFL, pelo número 0800 010 1010.

