Programa concentrou serviços em todas as regiões da cidade; mais de 330 mil toneladas de lixo foram retiradas de janeiro a novembro em todo o município
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, intensificou as ações de manutenção urbana em 2025 com a implantação do Programa Mutirão de Zeladoria, iniciativa que concentra, em um único local e de forma integrada, diversos serviços de manutenção e melhorias.
Mais de 21 pontos do município receberam as ações, incluindo avenidas, praças, ruas, áreas públicas, áreas de preservação ambiental e áreas de preservação permanente, contemplando todas as regiões da cidade.
De acordo com a secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, o programa trouxe resultados expressivos para o município.
“Ribeirão Preto apresentava áreas bem cuidadas e outras com maior necessidade de intervenção, como buracos, falta de roçadas e acúmulo de sujeira. Nosso objetivo foi oferecer uma resposta rápida para reverter esse cenário, concentrando todos os serviços da Secretaria nos locais mais críticos, conforme avaliação técnica das equipes. Em apenas dois meses, conseguimos promover uma zeladoria mais equilibrada e igualitária na cidade”, destaca.
Somente durante os mutirões, foram recolhidas quase 150 toneladas de lixo. As ações também incluíram podas de árvores, limpeza de bocas de lobo, recolhimento de galhos e serviços de tapa-buracos, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população.
Além das ações concentradas do programa, a Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria manteve, ao longo de todo o ano, os serviços rotineiros de limpeza e manutenção urbana em todas as regiões do município. Como resultado desse trabalho contínuo, mais de 330 mil toneladas de lixo foram recolhidas em Ribeirão Preto entre janeiro e novembro de 2025, reforçando o impacto das políticas permanentes de zeladoria na cidade.
Entre os locais já atendidos estão as avenidas Ivo Pareschi, Ernesto “Che” Guevara, Eduardo Andrea Matarazzo, Guido Golfeto, Luiz Eduardo de Toledo Prado, Rio Pardo, Patriarca, René Oliva Strang, Ubirajara dos Santos Roxo, Aniceto do Santos Lote e dos Andradas, entre outros pontos estratégicos do município.
O Programa Mutirão de Zeladoria terá continuidade em 2026, com novas ações já programadas para a primeira semana de janeiro, logo após o período de festas.

