Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeitura inaugura ambulatório ‘LGBT’

Autoridades, pessoas ligadas à saúde e à defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+ participaram da solenidade e inauguração do ambulatório (Foto: Guilherme Sircili )

Às vésperas da 21ª Parada LGBTQIAPN+, organizada pela ONG Arco Íris e que acontece no próximo domingo, 17 de agosto, a prefeitura de Ribeirão Preto lançou nesta quarta-feira (13), um novo serviço de saúde voltado à essa população da cidade, com foco em cuidados ginecológicos, hormonais, reprodutivos e psicológicos.  
 
A proposta é oferecer um atendimento acolhedor e especializado para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e não-binárias, respeitando suas singularidades e necessidades específicas de saúde. O Ambulatório de Diversidade Sexual funcionará às quartas-feiras no Hospital Electro Bonini (HEB), da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). 
 
O atendimentos será realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.  A iniciativa pioneira prevê ainda a atuação interdisciplinar entre diferentes áreas da saúde, com a inclusão de atendimento psicológico semanal e acolhimento familiar para adolescentes trans. 
 
Estamos fazendo algo inédito em Ribeirão, que é a criação de um serviço que irá acolher não apenas a população trans, mas também mulheres lésbicas e homens gays, principalmente no quesito saúde reprodutiva”, afirma Sérgio Okano, médico ginecologista e membro da diretoria do Departamento LGTBQIAPN+ da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS). 
 
Entre os serviços previstos para mulheres lésbicas e bissexuais estão os exames de rastreamento de câncer de colo do útero e mama, avaliação de disfunções sexuais, orientações sobre contracepção, reprodução assistida e indução da lactação para mães que não gestam.  
 
Para pessoas trans e não-binárias, o ambulatório oferecerá acompanhamento em terapia hormonal de afirmação de gênero, rastreamentos oncológicos (como câncer de mama, próstata e colo do útero), avaliação de disfunções sexuais, acolhimento familiar para adolescentes trans, apoio psicológico, orientações sobre saúde reprodutiva e relatório multidisciplinar para encaminhamento de cirurgias de redesignação sexual. 
 
Homens gays e bissexuais terão acesso a rastreamentos oncológicos de próstata e anorretal (projeto em fase de estruturação), orientação sobre reprodução assistida e avaliação de disfunções sexuais.  Os atendimentos no ambulatório serão realizados por meio de encaminhamentos das unidades de saúde. Com o convênio, o ambulatório amplia a oferta de atendimentos especializados, com foco na equidade e inclusão em saúde. 
 
O ambulatório tem como objetivo preencher uma lacuna histórica de acesso e qualificação do cuidado à população LGBTQIAPN+. É um avanço concreto na luta contra o preconceito e na construção de uma saúde pública verdadeiramente universal, integral e equânime”, ressalta o secretário municipal de saúde, Mauricio Godinho. 
 

VEJA TAMBÉM

Idosos de São Simão querem voltar ao Centro de Convivência

Pedro Ferro

Procedimentos estéticos na berlinda

Pedro Ferro

Como se prevenir de doenças no carnaval

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com