Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Prefeitura suspende contratação de gestor para Clínica Veterinária

A Clínica Veterinária Municipal foi construída em uma área localizada no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, no Jardim José Sampaio, zona Norte de Ribeirão Preto.

Esta é a segunda vez que a contratação de gestor para o equipamento é questionada no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; a primeira vez foi no governo do ex-prefeito Duarte Nogueira; local também já foi alvo de furtos cinco vezes

A Prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu por tempo indeterminado – sine die – o Chamamento Público aberto para a contratação de uma Organização Social sem fins lucrativos para gerir e administrar a Clínica Veterinária Municipal.
A Suspensão do Chamamento foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, dia 17 de setembro, e teve como justificativa uma decisão proferida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) no processo TC-016659.989.25-5.

A decisão do TCE foi dada após uma representação feita por um membro da sociedade civil questionar aspectos do processo. O chamamento havia sido aberto no dia 11 de agosto pela atual administração municipal.

A Clínica Veterinária Municipal foi construída em uma área localizada no cruzamento das avenidas Luiz Galvão César e Vereador José Bompani, no Jardim José Sampaio, zona Norte de Ribeirão Preto. Foi feita pelo governo do Estado a um custo de aproximadamente R$ 7,5 milhões e entregue para a prefeitura que será responsável por administrá-la.

Por meio de nota a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a quem a clínica é subordinada, esclareceu que uma representante da sociedade civil entrou com uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado, o que resultou na suspensão temporária do processo. “Todos os questionamentos já estão sendo respondidos pela Procuradoria Geral do Município”, conclui o texto.

Problema recorrente

Esta não foi a primeira vez que a contratação do gestor para a Clínica enfrentou problemas. Em 2024 na gestão do então prefeito Duarte Nogueira (na época no PSDB – hoje no PSD) um Pregão Eletrônico – número 152/2024 – para contratar a empresa especializada para administrar o equipamento já havia sido aberto.

Entretanto, a licitação foi suspensa e posteriormente cancelada, em 17 de julho daquele ano, após uma das interessadas, a empresa Ninagut Consultoria Veterinária S/S Ltda. impetrar recurso no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) questionando o certame.

Outro problema recorrente desde o começo da construção da Clínica foram os furtos e roubos no local. Segundo uma Comissão Especial de Estudos (CEE) criada na Câmara Municipal, na gestão passada, para acompanhar a implementação do equipamento revelou que foram registradas cinco ocorrências.

O primeiro furto aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2023, o segundo em 22 de maio de 2023, o terceiro em 28 de setembro de 2023, o quarto em 13 de março de 2024 e mais recente em 5 de agosto de 2024. No total os furtos causaram um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. A CEE é composta pelos vereadores Igor Oliveira (MDB) presidente, Matheus Moreno (MDB) e Jean Corauci (PSD).

Quando for inaugurada, a clínica irá realizar consultas, cirurgias, exames, atendimento de urgência e emergência, vacinação, castração e adoção, auxiliando à população do município no tratamento de animais domésticos, oferecendo tratamentos em várias especialidades da medicina veterinária, alcançando as comunidades de baixa renda de maneira mais eficiente

Postagens relacionadas

‘O Operário do Amor’

Redação 1

Presidente do PT de Ribeirão se reúne com ministro do Trabalho

Redação 10

Mais quatro imóveis devem ser tombados pelo Conppac

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com