Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeitura vai interditar praças e restringir ainda mais o comércio essencial

Comércio do Centro de Ribeirão - Foto: Max Gallão Mesquita

Entre as medidas que serão adotadas, a partir de segunda-feira, está a obrigatoriedade de uso de máscaras nos ônibus urbanos, interdição de praças públicas e a proibição de menores de dezesseis anos nos supermercados

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou em live na tarde desta sexta-feira (3) que irá acatar as 17 medidas restritivas propostas pelo Ministério Público e entregues para a prefeitura ontem. Elas vigorarão pelo período de 6 à 19 de julho.

Entre as medidas que foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) – também na sexta-feira – está a proibição superlotação dos ônibus do transporte coletivo e a obrigatoriedade de que todos passageiros utilizem máscaras dentro dos ônibus. Uma reunião para a operacionalização destas medidas será realizada na segunda-feira (9) entre a Polícia Militar, concessionário PróUrbano, Transerp, Prefeitura e Ministério Público (MP).

Veja as medidas que terão que ser adotadas no comércio:

@ Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos (inclusive dentro de condomínios) e recomendado o uso dentro de carros.

@ O horário de funcionamento, no período de 06 a 19 de julho de 2020 para o comércio essencial de alimentação será das 8 às 20 horas.

@ As demais atividades de comércio e escritórios considerados essenciais funcionarão a partir das 10 horas de segunda-feira a sábado, com fechamento obrigatório aos domingos.

@ As atividades de delivery e “drive thru” terão seu horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 10 até às 20 horas, proibidas as atividades no domingo, exceto alimentação pronta.

@ As demais atividades essenciais terão seu horário mantido conforme autorização de funcionamento estabelecido anteriormente. Entre elas, farmácias e postos de combustíveis.

@ Proibição de venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência das 18 às 6 horas de segunda a sexta-feira. Nos feriados e finais de semana a venda é proibida.

@ Fica proibido, durante o período de 06 a 19 de julho de 2020, o funcionamento de “Take Out” em estabelecimentos de qualquer atividade, exceto para a atividade de alimentação pronta

Transporte público

@ Limitação do número de passageiros em veículos de transporte coletivo como forma a garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas transportadas.

@ Proibição de passageiros sem o uso correto de máscaras no transporte público e adoção de medidas sanitárias adequadas e proteção adequada do motorista.

Contra aglomeração

@ Proibição nos supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos essenciais de clientes a menos de dois metros  de distância entre cada um. Eles deverão fixar em local visível aviso sobre a capacidade máxima do estabelecimento e o protocolo de atendimento adotado.

@ Proibição do ingresso de mais de uma pessoa adulta por grupo de familiares ou amigos, simultaneamente.

@ Proibição de menores de 16 anos nos supermercados e estabelecimentos considerados essenciais.

@ Interdição das praças, vias públicas e outras áreas, onde estão sendo registradas aglomerações.

Fiscalização

@ Manutenção permanente de plantão integrado do Setor de Fiscalização Geral, Vigilância Sanitária e Guarda Civil Metropolitana, para ações de fiscalização e conscientização, com o atendimento do máximo de reclamações possíveis.

@ Incrementação pelos setores de fiscalização do município de ações para coibir comportamentos que desrespeitem as determinações contidas nos Decretos Municipais.

@ A Polícia Militar, na medida do possível deve priorizar ações fiscalizatórias em locais com maiores aglomerações, atuando de forma pedagógica e repressiva

@ Para os casos mais graves, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana deverão encaminhar os boletins ou documento similar diretamente ao Ministério Público pra agilização das medidas punitivas sem a necessidade de apresentação das partes no Plantão Policial.

Outras medidas

@ Realização de reuniões pela Prefeitura, com líderes comunitários e religiosos, visando conscientizá-los a respeito da gravidade da situação, concitando-os a participar do processo de convencimento da população quanto à necessidade do isolamento social, uso adequado das máscaras de proteção e outras medidas sanitárias.

@ Instituição de uma Comissão Executiva Municipal da Covid-19, com representantes do Poder Público e sociedade, cuja missão é garantir o cumprimento das normas sanitárias e aumentar o índice de adesão da população e do setor produtivo à quarentena, isolamento e/ou distanciamento social e subsidiar as ações dos órgãos públicos de Fiscalização.

@ Fornecimento de equipamentos de proteção individuais adequados e realizar testagens periódicas em todos os servidores envolvidos nos procedimentos de fiscalização.

Postagens relacionadas

Governo federal cria grupo de trabalho para propor alterações na nova carteira de identidade

William Teodoro

Acidentes com motos correspondem a 79% das indenizações do DPVAT

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com