A Necta Gás Natural realizou, nesta segunda-feira (08/12) a primeira edição do Prêmio Movimento Verde, um encontro especial que reuniu as principais empresas do segmento de frota pesada do Noroeste Paulista para celebrar conquistas, reconhecer projetos inovadores e reforçar os caminhos para um futuro de transporte mais sustentável. O evento aconteceu na Vinícola Biagi, no município de Cravinhos (SP) – a 20 km de Ribeirão Preto (SP), proporcionando aos convidados um ambiente acolhedor, inspirador e conectado à essência da região.
Desde 2024, a Necta tem promovido encontros estratégicos para apresentar suas diretrizes de expansão e seu compromisso com a descarbonização regional. No último ano, a empresa reuniu transportadoras, usinas e redes de postos de combustível para apresentar novas tecnologias e fortalecer a rede de parceiros. Em 2025, a conexão com esse mercado se intensificou: a Necta ampliou sua interlocução com diversas transportadoras, que ao longo do ano puderam acompanhar de perto a competitividade e os benefícios operacionais dos caminhões a gás, tecnologia que vem transformando a dinâmica logística da região.
Segundo a empresa, diversos projetos foram implantados ao longo do ano, consolidando resultados expressivos: o número de caminhões movidos a gás que circulam na área de concessão da Necta triplicou, saltando de 50 para 150 unidades. A projeção é encerrar 2026 com mais de 350 caminhões em operação no Noroeste Paulista, além de avanços no transporte público urbano em parceria com prefeituras.

Reconhecimento às empresas que estão na vanguarda
O Prêmio Movimento Verde nasce com a proposta de construir um legado de valorização dos projetos implementados dentro da concessão da Necta, sempre destacando empresas que apostam em tecnologia, competitividade e sustentabilidade.
Nesta primeira edição, foram homenageadas quatro transportadoras que adquiriram e já operam caminhões a gás, colhendo benefícios como frete verde, eficiência e performance avançada:
- Hexa Transporte, na Rota do Açúcar para a Rumo Logística e na operação da região de Américo Brasiliense (Grupo São Martinho);
- Transportadora Garbuio, na Rota do Combustível para a Vibra, em Ribeirão Preto;
- Bravo Logística, no transporte de fertilizantes para Londrina e Uberaba, abastecendo nos postos conectados pela Necta entre Ribeirão Preto e Bauru;
- Aguetoni Transportes, na Rota do Açúcar para a Copersucar, também em Ribeirão Preto.
O encontro também destacou a participação dos principais fabricantes parceiros, fundamentais para a evolução das tecnologias a gás no Brasil: Sebigas Cótica, Gasbio, MWM, Scania, Volare, Agrale e Jac Motors, representada pela Green Cargo.
Para demonstrar a existência e disponibilidade de veículos pesados a gás natural de diferentes fabricantes, foram expostos no evento caminhões, ônibus e microônibus, possibilitando os interessados fazerem test-drive para comprovação da eficiência da tecnologia.

Além disso, a Necta anunciou a ampliação de sua rede de abastecimento: ainda no primeiro semestre de 2026, o número de pontos em sua área de concessão passará de 12 para 20, sendo a maioria deles localizados em rodovias estratégicas para o agronegócio e para a logística regional, bem como a implantação de novos corredores que estão em negociação com prefeituras e setores como papel e celulose.
O CEO da Necta Gás Natural, José Eduardo Moreira, reforçou o caráter simbólico e estratégico da premiação. “Este encontro simboliza muito mais do que uma celebração: ele marca a consolidação de um ecossistema comprometido com a descarbonização regional. As transportadoras homenageadas mostram que competitividade e sustentabilidade caminham juntas, e é essa jornada conjunta que pretendemos ampliar ainda mais em 2026, com novas conexões, mais infraestrutura e tecnologias acessíveis para toda a cadeia logística”, afirmou Moreira.
A empresa destaca que o Prêmio Movimento Verde será anual, fortalecendo sua missão de impulsionar a transição energética e apoiar os transportadores que lideram o movimento de descarbonização no Noroeste Paulista.
Sobre a Necta Gás Natural – Com sede administrativa em Ribeirão Preto (SP), a Necta é uma empresa da Commit, uma joint venture entre Compass e Mitsui. A companhia é responsável pela distribuição de gás canalizado no noroeste do estado de São Paulo e atende 43 municípios, com cerca de 1.500 km de rede e quase 50 mil clientes nos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular.

