Tribuna Ribeirão
Geral

Primavera começa com chuva

Foto: Alfredo Risk

A chegada da primavera, conhecida como a estação das flores, às 15h19 da próxima segunda-feira, 22 de setembro, trará mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (24) uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais, antecedidos de fortes ventos.  
 
Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas, com previsão de geada no Sul e queda de temperatura na Região Norte. Para Ribeirão Preto, a previsão da Climatempo é de quase 560 milímetros de chuva na segunda-feira (49,9 ml), com 85% de possibilidade de temporal na cidade, segundo dados atualizados ás 18 horas desta sexta-feira (19).  
 
A temperatura deve oscilar entre mínima de 21 graus Celsius e máxima de 28ºC, bem abaixo dos 35ºC previstos para este sábado (20) e dos 36ºC de domingo (21). O piso no final de semana vai variar de 20ºC a 22ºC, com umidade relativa do ar inferior a 30% e possibilidade de cair para menos de 20% em alguns períodos 
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. 
 
No restante da próxima semana, as temperatura devem ser mais amenas, com a mínima chegando a 16º e 18 graus e máxima entre 26ºC e 28ºC, sem previsão de chuva e a volta da estiagem e da baixa umidade. A primavera termina em 21 de dezembro, quando começa o verão.  
 
O Inmet informa ainda que “no dia 22, primeiro dia da primavera, a frente fria deverá chegar ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais e poderá chegar ao sudoeste da Amazônia”. 
 
A onda de frio chegará com força no Rio Grande do Sul, com declínios de temperatura. Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana, a queda da temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte do país, onde o fenômeno é conhecido como friagem. 
 
La Niña Relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, a sigla em inglês) agência científica e reguladora americana de previsão do tempo avaliou que o fenômeno La Niña pode influenciar o regime de chuvas, durante a primavera no Hemisfério Sul, devido ao aumento da umidade vinda da Amazônia e da formação de sistemas meteorológicos.  
 
A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, explica que, em anos do La Niña, observa-se a redução das chuvas na Região Sul, tanto na quantidade, quanto na frequência, havendo possibilidade de alguns períodos longos sem precipitações. 
 
As frentes frias passam mais rapidamente sobre a parte leste da Região Sul e acabam levando mais chuvas para o Sudeste, podendo chegar a até parte do litoral nordestino. Esse comportamento típico nem sempre ocorre, pois é necessário considerar também outros fatores como a temperatura do Oceano Atlântico (tropical e sudeste da América do Sul), que também pode atenuar ou intensificar os impactos do fenômeno”, esclareceu a meteorologista. 
 
Formação Tanto o La Niña quanto o El Niño se formam no Oceano Pacífico Equatorial, o que reforça a tese de que os oceanos exercem grande influência sobre o clima em diversas partes do planeta: o El Niño é o aquecimento anômalo das águas do Pacífico Equatorial, enquanto o La Niña, caracteriza-se pelo resfriamento anômalo dessas águas.  
 
Estação das FloresA primavera é chamada de estação das flores porque o aumento da temperatura e da umidade do ar após o inverno favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores.  
 
O fenômeno torna a estação visualmente mais vibrante e colorida, tanto em jardins e parques quanto em campos. A florada dos ipês mudou a paisagem de Ribeirão Preto, antecipando a primavera.  
 
Enquanto grande parte das árvores seca com pouca chuva e o período de estiagem prolongada, as flores dessa espécie surgem geralmente com tempo seco e frio, que vai do final do inverno ao outono – a primavera começa em 22 de setembro –, mas o período exato e a duração variam de acordo com a categoria e as condições climáticas.  
 
O ipê-roxo floresce primeiro, seguido pelo rosa, amarelo e, por último, o branco. Essa beleza natural é um espetáculo da natureza brasileira, que se manifesta quando a umidade do ar diminui, fazendo com que as árvores direcionem sua energia para a produção de flores, que atraem polinizadores para a reprodução.  
 
Orquídeas – Às vésperas da primavera, Ribeirão Preto tornou-se palco de um evento que celebra o florescer da nova estação: o Festival de Orquídeas, Suculentas e Materiais de Cultivo, que começou nesta sexta-feira (19) e vi até domingo, 21 de setembro, no Espaço de Eventos do Hotel Dan Inn, com entrada gratuita. 
 
O evento reúne apaixonados por jardinagem e admiradores da natureza em um ambiente vibrante, repleto de cores, aromas e novidades. Entre os destaques, o público encontra orquídeas nacionais e importadas, além de uma grande variedade de suculentas, cactos, rosas do deserto, adubos, substratos e cachepots.  
 
O Festival de Orquídeas, Suculentas e Materiais de Cultivo começou ontem e prossegue neste sábado e no domingo, dias 20 e 21, sempre das oito às 16 horas, no espaço de eventos do hotel Dan Inn, que fica na rua Coronel Luiz da Cunha nº 404, Vila Tibério. A entrada é gratuita. 

Postagens relacionadas

Destaques da edição: 25 de setembro de 2021

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Correios lançam webchat, mas serviço ainda é muito limitado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com