Tribuna Ribeirão
Geral

Primavera começou com vento e chuva

Foto Nuv
Segunda-feira nublada em Ribeirão Preto: choveu quase o dia todo, causando transtornos à população, com ventos fortes e queda de energia elétri

Volume de chuva chegou a 34 milímetros até o início da noite desta segunda-feira (23), metade da média para o mês, de 69 mm

A primavera, conhecida como a estação das flores – começou oficialmente às 15h19 –, chegou a Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 22 de setembro, com rajadas de vento e chuva – havia quase 120 dias que não chovia para valer na cidade.

O vendaval teve início já no domingo (21), acompanhado de uma fina garoa. 

As mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e emitir alerta laranja de tempestades, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros e rajadas de vento entre 60 e 100 quilômetros por hora em algumas regiões, além de granizo. 

Até esta quarta-feira (24) uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais, antecedidos de fortes ventos.

Em seguida, uma massa de ar frio e seco causará acentuado declínio das temperaturas. A primavera termina em 21 de dezembro, quando começa o verão. 

Para Ribeirão Preto, a previsão da Climatempo na sexta-feira (19) era de quase 50 milímetros de chuva (49,9 mm) ontem, mas choveu 34 mm.

A média para o mês é de 69 mm. Até a manhã de ontem, havia chovido apenas 1 mm na cidade. Ou seja, são cerca de 35 mm até agora, 50,72% do esperado para o período. 

Teve até alagamento em local crítico, na esquina das ruas Raul Pompeia e São Francisco, na Vila Albertina, Zona Norte.

Os ventos chegaram a 40 km/h. Houve queda de energia em vários bairros. No Jardim José Sampaio, na Zona Norte, foram seis de manhã até a noite. 

Nesta terça-feira (23) há possibilidade de chuva isolada, com baixo volume (1,7 mm).

A temperatura máxima deve oscilar entre 22 graus Celsius e 28ºC até domingo (28), com mínima entre 13ºC e 19ºC, bem abaixo dos 35ºC do final de semana. Hoje deve oscilar entre 19ºC e 18ºC, mas pode cair a 14ºC na sexta (26) e no sábado (27) e a 13 graus no dia seguinte. 

A máxima mais baixa está prevista para quinta-feira (25), de 22 graus. Depois da chuva, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 30% na cidade. A partir de meados da semana que vem, porém, há previsão de mais calorão, com temperatura acima de 35ºC em alguns períodos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

Em 10 de setembro, a taxa de umidade ficou em 6% em Ribeirão Preto, a menor do Brasil, cenário que colocou a cidade em estado de emergência. No dia seguinte, estava em 7%. 

Em 2024, Ribeirão Preto enfrentou oito ondas de calor extremo e registrou 116 dias com termômetros marcando acima de 40 graus Celsius, em média. Ou seja, as altas temperaturas castigaram o ribeirão-pretano em quase um terço de 2024, o equivalente a 31,78% do período.

A onda de calor é caracterizada quando a temperatura fica, por pelo menos cinco dias seguidos, 5ºC acima da média, que em setembro é de 30 graus. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite.

Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas de ontem. 

Estação das Flores – A primavera é chamada de estação das flores porque o aumento da temperatura e da umidade do ar após o inverno favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores. O fenômeno torna a estação visualmente mais vibrante e colorida, tanto em jardins e parques quanto em campos.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Postagens relacionadas

Anvisa indefere pedido de registro de autotestes

William Teodoro

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

PUBLICIDADE: Novembro Azul

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com