Tribuna Ribeirão
Geral

Procura por trabalho 
voluntário cresce

Divulgação
 As voluntárias Alice e Isadora levaram o cão Loki para alegrar o Lar do Vovô Albano

Pesquisas sobre o terceiro setor indicam que a pandemia impactou positivamente o interesse pelo trabalho voluntário no Brasil.

A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, conduzida pelo Instituto Datafolha (pesquisavoluntariado.org.br) e que está na sua terceira edição, mostra que 47% das pessoas passaram a atuar de forma voluntária em algum programa durante e após o período pandêmico da covid-19.

Em Ribeirão Preto, esse movimento também foi sentido. O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) comemora o Dia Internacional do Voluntariado na sexta-feira, 5 de dezembro, destacando o aumento de jovens interessados em participar das ações.

Segundo a instituição, a retomada das atividades presenciais impulsionou a busca por iniciativas que unam acolhimento, responsabilidade social e convivência.

“Até 2020, notávamos que a maior procura era de pessoas mais velhas, com mais de 40/50 anos, muitas aposentadas.

Mas nos últimos anos, a faixa etária começou a diminuir e jovens com menos de 30 anos, em plena atividade profissional, também passaram a se interessar pelo voluntariado”, diz Silvia Sartorato Balbino, presidente do CVRP.

“Tivemos até algumas procuras de jovens entre 16 e 18 anos e, para não deixar de acolhê-los, conseguimos oferecer um programa no qual eles podem ir acompanhados por adultos responsáveis”, explica.

Para atender esse novo público, o CVRP também ampliou o número de instituições parceiras e criou alternativas específicas para acolher os menores de 18 anos. Um dos caminhos encontrados foi a parceria com o Pets da Alegria, projeto que leva animais de estimação a lares de idosos e hospitais, promovendo bem-estar, afeto e momentos de descontração.

Com a supervisão de seus responsáveis, adolescentes agora podem acompanhar as visitas, interagir com os animais e contribuir para a criação de um ambiente mais acolhedor aos idosos e às crianças internadas.

“Ser voluntário é para além de um ato de solidariedade, é uma oportunidade de reflexão e aprendizado única. Nós, do Centro de Voluntariado, estamos de portas abertas para todos que queiram fazer a diferença na sociedade através de um gesto de amor e cuidado”, completa Sílvia Sartorato Balbino. Mais informações pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (16) 3635-1739 ou pelo site www.voluntariadorp.org.br.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Educação imunizou 8.696 profissionais

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com