Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Projeto ‘alivia’ impostos no Centro

JF PIMENTA/

O vereador Fabiano Gui­marães (DEM), presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômi­co da Câmara de Ribeirão Preto, apresentou projeto de lei complementar que prevê incentivos fiscais aos presta­dores de serviço e estabeleci­mentos comerciais que atuem na região central da cidade. A proposta foi batizada de “Ri­beirão Criativa”.

A proposta surgiu depois que o vereador se reuniu com o presidente da Câmara de Di­rigentes Lojistas (CDL), Paulo Garcia Lopes, para tratar de projeto liderado pela entidade que objetiva instituir, por meio de lei, incentivos fiscais a em­preendimentos do quadrilá­tero central. Garcia também é presidente do Sindicato do Co­mércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).

O objetivo é desenvolver a economia criativa do quadri­látero central da cidade, con­cedendo isenção de impostos para determinadas atividades comerciais instaladas ou que vierem a se instalar no local. Entre os tributos que poderiam entrar no pacote está o Imposto Sobre Serviços (ISS) – para autô­nomos, liberais e sociedades de profissionais liberais.

Também entrariam no pa­cote o Imposto sobre Transmis­são Intervivos de Bens Móveis (ITBI) – na taxa de licença de funcionamento e na de licen­ça de publicidade –, além de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A iniciativa é semelhante a da cidade de Santos. A diferença é que, na cidade do Litoral Sul do Estado, a proposta da lei partiu do prefeito Paulo Ale­xandre Barbosa (PSDB).

“Apoio totalmente a inicia­tiva e já requeri análises junto à Secretaria da Fazenda sobre o projeto, cuja ideia está sendo disseminada pelo CDL em nível nacional, seguindo o modelo do projeto de lei que tramita na Câ­mara Municipal da cidade de Santos”, explica Fabiano Gui­marães. O parlamentar com­plementa que é preciso levar em consideração as peculiari­dades e características locais, adequando o projeto à realida­de de Ribeirão Preto.

Ele explica ainda que, devido à atual crise financeira de Ribei­rão Preto, é preciso mensurar o impacto dos prós e contras “para que consigamos estimular o comércio e assim, a geração de mais empregos. Com isso, dimi­nuirá o fardo de fechamento de empresas e demissões do varejo da região central e ao mesmo tempo dinamizando e promo­vendo novas experiências de ex­pressão e consumo cultural em um centro revitalizado”, conclui. Atualmente o projeto de Lei está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câ­mara de Vereadores, que pode emitir parecer favorável ou con­trário. Como haveria renúncia de receita, e para isso o autor de­veria indicar a fonte de recursos para compensação, o Executivo também pode vetar a proposta.

Segundo a Câmara de Di­rigentes Lojistas, a revitalização do Centro de Ribeirão é uma questão urgente e o incentivo ao comércio é fundamental nesse processo. Além de estimular a revitalização, a ocupação e levar investimentos à região central, a proposta também ajuda a mo­vimentar a economia local, a manter empregos e até mesmo gerar novas vagas de trabalho. Outro fator positivo é o incre­mento do potencial imobiliá­rio na região atraindo novos moradores e consumidores, dizem os defensores da ideia.

“Levamos a demanda ao legislativo que, de pronto, por meio de parlamentares que en­tenderam a importância do as­sunto, aceitou estudar sua viabi­lidade. Entendemos que a ideia é positiva e deva ser, no mínimo, avaliada com carinho pelo po­der público”, afirma o presidente da entidade, Paulo Garcia Lopes. Para ele, nos últimos anos, o co­mércio varejista de Ribeirão Pre­to – um dos pilares da economia local e regional – vem sofrendo os reflexos da crise com suces­sivas quedas nas vendas. “Uma cidade forte precisa de um co­mércio forte”, conclui.

Quadrilátero central
Oficialmente, o quadrilátero central de Ribeirão Preto é de­limitado pelas avenidas Doutor Francisco Junqueira, Indepen­dência, Nove de Julho e Jerôni­mo Gonçalves. É nesta região que ficam localizados alguns dos principais estabelecimentos e al­gumas das principais atrações da cidade e construções históricas.

Estão nesta lista o Shopping Santa Úrsula, Theatro Pedro II, calçadão, Edifício Diederichsen (primeiro da cidade), praça XV de Novembro (matriz), praça Carlos Gomes, Catedral Me­tropolitana de São Sebastião, Mercadão Municipal, Choperia Pinguim, entre outros atrativos.

Postagens relacionadas

Aeroporto Estadual de São Carlos recebe primeiro voo internacional

Redação

Bosque abre no Dia das Crianças

William Teodoro

Decisão de Bolsonaro de acabar com DPVAT atinge empresa de Luciano Bivar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com