Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto leva 19 mil alunos ao cinema


Guilherme Sircili
 Projeto “A Escola vai ao Cinema” prevê o atendimento de cerca de 19 mil alunos ao longo do ciclo: exibições acontecem no Cineclube Cauim

Quase 20 mil alunos participarão da iniciativa ao longo do ano; sessões acontecem no Cineclube Cauim

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação,  retoma nesta terça-feira, 24 de fevereiro, o projeto “A Escola vai ao Cinema”, iniciativa que proporciona a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a experiência de assistir a filmes na telona.

O programa, que tem duração anual, prevê o atendimento de cerca de 19 mil alunos ao longo do ciclo. Em 2026, a novidade é que o cronograma será iniciado pela Educação Infantil. As exibições acontecem no Cineclube Cauim, entidade sem fins lucrativos criada em 1979.

O espaço é equipado com tela de cinema, sistema de som, ar-condicionado e poltronas, oferecendo aos participantes uma vivência cultural completa. No início das sessões, eles recebem pipoca e suco integral de laranja. As sessões são realizadas nos períodos da manhã (embarque na escola às 7h20 e retorno às dez horas), à tarde (saída às 13h20 e volta às 16 horas) e à noite (para a EJA conforme agendamento).

A primeira visita de 2026, nesta terça-feira, contará com cerca de 50 crianças de 5 anos da Eescola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aloisio Olaia Paschoal (Etapas II), que assistirão ao filme “A Era do Gelo 2” no período da manhã. Na quarta-feira (25), também pela manhã, novos grupos participarão da programação com a exibição de “Frozen: Uma Aventura Congelante”.

Na quinta-feira (26), será a vez da Emei Professora Lilian Spadaro Rosa e Silva, com 88 alunos que acompanharão, pela manhã, “Moana: Um Mar de Aventuras”, enquanto outros 80 estudantes verão “Frozen” à tarde. Encerrando a semana, na sexta-feira (27), a Emei Miguel Mussi participará com 75 crianças em cada sessão: “Divertida Mente” no período da manhã e “Irmão Urso 2” à tarde.

Até setembro, uma seleção de filmes consagrados estará disponível para as escolas, que receberam a programação para escolha das datas. Entre os títulos selecionados estão “Carandiru”, “Extraordinário”, “Os Sem-Floresta”, “Curtindo a Vida Adoidado”, “Up – Altas Aventuras”, “A Invenção de Hugo Cabret”, “Uma Professora Muito Maluquinha”, “Turma da Mônica – Laços”, “WALL-E” e “O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida”.

O Cineclube Cauim fica no Memorial Aquífero Guarani, na rua Olavo Bilac nº 135, Vila Seixas. As produções abordam temas como bullying, desigualdade social, meio ambiente e desenvolvimento socioemocional, conteúdos que posteriormente são trabalhados em sala de aula.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Christian Viana Oliveira, a iniciativa amplia o acesso à cultura e fortalece o processo de aprendizagem. “Para muitos estudantes, será a primeira vez no cinema, tornando a atividade não apenas um momento de lazer, mas também uma oportunidade de formação e enriquecimento do repertório cultural”, destaca.

VEJA TAMBÉM

Show reúne músicos ligados aos Titãs em Ribeirão Preto

Redação

Cia Fantasma leva FM ao Covil do Lobo

Redacao 5

Quando a água acaba, o riso resiste: “Planeta Só Terra” ocupa a Casa das Artes com poesia e alerta ambiental

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com