A Cidadania4U, maior assessoria de cidadania europeia da América Latina, assinou um protocolo de intenção junto a Cooperativa Regeneration e prefeitos da região do Molise para criar pontes vivas entre a Itália e ítalo-descendentes que desejam fortalecer os laços com a pátria mãe de seus antepassados.
A ideia da parceria é iniciar um movimento que incentiva descendentes de italianos a viver nas pequenas comunas, estudar, trabalhar, investir e reviver as tradições que moldaram suas famílias; ao mesmo tempo em que contribuem para combater o despovoamento e revitalizar a Itália autêntica.
Situada no coração do País da Bota, a Cooperativa Regeneration é a entidade que representa diversos municípios do Molise (uma das regiões mais tradicionais da Itália), A Cooperativa promove a integração dos descendentes de italianos no Molise, divulga o território italiano e valoriza o turismo de retorno, o patrimônio histórico-cultural e os produtos “Made in Italy” junto às comunidades de origem italiana. Pela primeira vez, os municípios reunidos nesta Cooperativa abriram também suas portas a um diálogo direto com uma empresa de serviços dedicada à comunidade ítalo-descendente, neste caso, a Cidadania4U.
A assinatura de intenção é passo histórico e político que marca o início de uma nova jornada de cooperação entre a Itália e a grande rede dos italianos no mundo — com potencial de redefinir o que é ser um ítalo-descendente nascido fora da Itália — inaugurando um programa que promove reencontro e reconexão com as origens chamado Ritorno 2030. A escolha do nome do projeto é totalmente proposital e sugestiva, já que o plano entre as duas entidades é realizar o maior movimento global de ítalo-descendentes, criando 1 milhão de conexões reais entre descendentes e a Itália até 2030, impulsionando, assim, cultura, turismo e migração.

Dessa maneira, concretiza-se a cooperação entre Cidadania4U e prefeituras de Molise em uma estrutura que une tradição, serviços e inovação, por meio de cinco eixos principais de atuação: Cidadania jure sanguinis, que é acompanhamento completo para o reconhecimento da cidadania italiana a filhos e netos de italianos no mundo que desejam viver e investir na Itália, inclusive facilitando a compra de imóveis no país; serviços de documentação, apoio para emissão de passaporte, carteira de identidade e habilitação italiana a todos os italianos já reconhecidos que vivem no Brasil; Cursos de formação e intercâmbio cultural, com programas anuais voltados aos jovens ítalo-descendentes e cidadãos brasileiros, promovendo trocas culturais e o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais; experiências turísticas imersivas por meio de viagens que combinam turismo, língua, cultura e vivência local, oferecendo uma experiência italiana autêntica nos vilarejos do Molise e a inovação territorial e digital com a criação de plataformas tecnológicas e soluções digitais para promover o Molise como destino autêntico e sustentável, simplificando também a gestão de processos administrativos.
Em resumo, a ideia é unir o reconhecimento da cidadania com a imersão cultural, oferecendo aos descendentes a oportunidade de vivenciar a região italiana genuinamente. “Esse acordo é uma ponte entre comunidades, culturas e territórios. É a prova de que a colaboração entre quem vive na Itália e quem a carrega no coração, mesmo a milhares de quilômetros de distância, pode gerar valor concreto, duradouro e compartilhado”, afirma Rafael Gianesini, cofundador da Cidadania4U.
Com isso, as partes terão papéis diferentes: a Cooperativa Regeneration vai ajudar todos os brasileiros que desejam viver uma experiência única no coração da Itália , em condições acessíveis e sustentáveis — longe do turismo de massa e próxima da Itália mais humana e original. “Porque os italo-descendentes não são e nunca foram um problema para a Itália; ao contrário, representam um recurso indispensável para a sobrevivência do nosso país e da sua cultura”, afirma Alessio Presutti, Coop. Regeneration. A Cidadania4U irá criar laços e pontes com empresários, estudantes, profissionais e famílias que desejam conhecer, investir e contribuir para a reestruturação das tradicionais vilas italianas. Já as prefeituras da região do Molise serão o braço facilitador do Ritorno 2030, articulando com a esfera pública a implementação do programa para o maior número de interessados.
A parceria foi consolidada após uma viagem de redescoberta pela Itália, na qual a equipe da Cidadania4U, liderada pelo CEO Rafael Gianesini, foi recebida em mais de 15 municípios, onde se encontraram com prefeitos das regiões visitadas, empreendedores locais dos setores de turismo, artesanato e agroalimentar. Assim, além de desburocratizar o processo e resgatar a cultura, a iniciativa também contribui diretamente para o desenvolvimento do Molise, uma das regiões mais tradicionais e considerada um dos últimos lugares “autênticos” da Itália, que vem buscando atrair novos moradores e investimentos para lá.

Ao acelerar o reconhecimento da cidadania e incentivar a imersão cultural, a iniciativa facilita a fixação de novos cidadãos italianos, muitos dos quais buscam empreender ou investir, fomentando o crescimento local e rejuvenescendo demograficamente a região. “Trata-se de uma forma de reviver a cultura que corre no sangue e transformar o direito de cidadania em uma experiência de pertencimento real. Buscamos demonstrar que a comunidade ítalo-brasileira nunca esqueceu suas raízes e hoje é representada por jovens prontos para contribuir com o desenvolvimento da Itália”, explica Rafael.
Em outra frente, a plataforma criada pela Cidadania4U, Maestro, que utiliza inteligência artificial para automatizar o fluxo de trabalho e garante uma redução de até 90% no tempo de execução de determinadas atividades, está sendo customizada para acelerar o processo dos municípios italianos parceiros. Assim, o programa Ritorno 2030 também visa a eficiência e otimização dos serviços administrativos da Itália, reduzindo significativamente a margem de erros e oferecendo total transparência à população local. “Neste novo cenário, estamos contribuindo para que a região de Molise se posicione como referência nacional em digitalização pública”, finaliza Gianesini.
Sobre a Cidadania4U
Fundada em 2019 por Rafael e Rodrigo Gianesini, a Cidadania4U surgiu a partir de uma dor dos irmãos, que tiveram que aguardar uma década para ter sua cidadania italiana reconhecida. Devido às dificuldades que enfrentaram via consulados, decidiram apostar na tecnologia como alternativa para eliminar a burocracia e ajudar outras pessoas que, assim como eles, têm o direito à dupla cidadania. Criaram, então, um aplicativo exclusivo onde o cliente pode monitorar, em tempo real, o passo a passo do seu processo. A empresa conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadanias italiana, portuguesa, espanhola e alemã, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes desses países no Brasil.

