A Biblioteca Sinhá Junqueira será palco da sessão especial Cultura do Interior, que propõe um mergulho profundo nas expressões culturais que emergem fora dos grandes centros urbanos. A atividade gratuita e aberta ao público será realizada nesta sexta-feira, 25 de julho, às 19 horas, na rua Duque de Caxias nº 547, Centro.
Serão exibidos dois documentários seguidos de um bate-papo com o diretor Gustavo Padovani. A sessão reúne os filmes Caipiras nas Telas (28 min, 2025) e Para Além do Parque (94 min, 2024), obras que abordam, respectivamente, o surgimento do cinema caipira em Campinas e a diversidade musical de Barretos.
Ambos foram contemplados pelos editais da Lei Paulo Gustavo em 2023. Têm como objetivo reposicionar o interior paulista como protagonista de narrativas audiovisuais ricas, simbólicas e pouco exploradas pelo eixo dominante da cultura midiática brasileira.
“Cultura do Interior nasce da urgência de escutar vozes que se reinventam longe das capitais. É uma forma de olhar para dentro e valorizar manifestações culturais para além dos estereótipos e dos silenciamentos de uma narrativa hegemônica”, afirma o diretor Gustavo Padovani.
Após a exibição, Padovani participa de uma roda de conversa com o público, compartilhando bastidores da produção e refletindo sobre o papel do audiovisual na preservação da memória e na valorização das expressões culturais periféricas.
Complementando a programação, o diretor promove no dia 2 de agosto (sábado) a oficina gratuita online “Documentário Multiplataforma”. É uma atividade voltada a realizadores audiovisuais, historiadores, pesquisadores e artistas, a atividade propõe um mergulho prático e reflexivo sobre narrativa em projetos audiovisuais distribuídos em múltiplas plataformas.
Os participantes irão explorar ferramentas de criação, linguagem e captação com IA, além de aprender a transformar memória e pesquisa em formatos acessíveis, engajadores e multiplataforma. As inscrições podem ser realizadas no formulário https://forms.gle/FtTeFKhPRDjjHWi1A ou nas páginas do Instagram @caipirasnastelas ou @paraalemdoparque .
Caipiras nas Telas – O documentário resgata a produção de cinco filmes realizados por caipiras nos anos 1920 em Campinas. Criados por operários, fotógrafos e comerciantes locais, esses registros desafiam o imaginário dominante sobre o cinema brasileiro e revelam os paradoxos entre apagamento cultural e afirmação identitária.
Para Além do Parque – Muito além do tradicional Parque do Peão, o longa revela uma Barretos plural e musical, acompanhando artistas que transitam por gêneros como MPB, trap, rap, rock e psytrance. O filme percorre décadas de história, da gravadora RCS às batalhas de rima contemporâneas, mostrando que o sertanejo não é a única voz que ecoa na cidade.

