Percepção de perigo tem sido descrita como a única habilidade de alta ordem que pode predizer, confiavelmente, as colisões com motos. Ela é usualmente descrita como a habilidade para entender e antecipar eventos futuros nas rodovias. As habilidades de percepção de perigo incluem a detecção
do perigo, a avaliação da ameaça perigosa, a seleção de uma resposta apropriada e a implementação da resposta. Não obstante sua importância, há número limitado de estudos mensurando a percepção de perigo em motociclistas, além de pouca evidência de investigações demonstrando alguma habilidade específica do motociclista que aumenta com a experiência de dirigir motos.
Para preencher esta lacuna, um estudo, publicado no periódico Accident Analysis and Prevention verificou,
na perspectiva do motociclista, que a experiência de dirigir conduz, realmente, a uma melhoria
na habilidade de percepção de perigo. Para isso, 61 motociclistas tomaram parte do estudo. Destes, vinte
foram considerados recém-motociclistas, além de todos serem, legalmente, habilitados nos últimos doze
meses e 21 serem classificados como motociclistas experientes em, pelo menos, dirigir moto nos últimos
três anos. Os outros 21 participantes foram classificados como motociclistas avançados, pois além de
serem legalmente habilitados, também tinham sido aprovados em teste de direção avançada nos últimos
três anos. Para todos eles foram apresentados 14 videoclipes que configuravam um motociclista se movendo, a partir da própria perspectiva. Cada vídeo durava, em média, 22 segundos, contendo um perigo definido por um grupo de motociclistas “experts”. Um exemplo dos clipes trata de um carro, vindo de uma pista à esquerda, “cortando” a frente de um motociclista.
Aos participantes foram dadas instruções escritas considerando o teste de percepção de perigo, bem como, informações da natureza do videoclipe. O perigo foi definido como qualquer objeto, ou evento, que
requeressem uma forma de manobra emergencial, tais como, virar a direção ou brecar a fim de evitar uma colisão. Além disso, a eles foi solicitado pressionar a barra de espaço do teclado de um computador tão logo o perigo ocorresse.
Os tempos de reação aos perigos revelaram que os motociclistas avançados foram os mais rápidos,
enquanto os experenciados foram os mais lentos em responder aos perigos, com os recém-habilitados
situando-se entre ambos. Ademais, motoristas avançados, considerando mais as causas dos perigos do
que os recém-motociclistas, fizeram mais atribuições internas, ou seja, responsabilizaram, a si próprios, por
falhas ocorridas. Este padrão de resultados demonstra uma conexão entre treinamento avançado e habilidade em perceber perigos pelos motociclistas. Portanto, treinamento avançado aos motociclistas certamente trará grandes benefícios para a percepção de perigos
no trânsito.

