Por: Adalberto Luque –
Uma operação para coibir a prática da “rabeira” nos ônibus do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto foi realizada, no final da tarde desta terça-feira (3). A ação ocorreu na rua General Câmara, Vila Recreio, zona Norte da cidade.
A operação foi realizada em conjunto pela RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito na cidade, e pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). De acordo com a RP Mobi, durante a ação, guardas civis e agentes de trânsito abordaram pessoas que estariam pegando “rabeira”, prática considerada infração, com base no Decreto nº 211/2025 e na Lei Municipal nº 15.080/2025.

Os agentes recolheram quatro bicicletas, que foram encaminhadas ao pátio da RP Mobi. De acordo com a regulamentação, essa prática sujeita o infrator ou os responsáveis no caso de menor, a uma multa no valor de 14 UFESP (equivalente, em 20256, a R$ 538,00), além da remoção da bicicleta ou equipamento, que é recolhido ao pátio e tem cobrança diária de estadia. Em caso de reincidência, a multa é dobrada.
Na operação, foram abordados quatro menores, dois de 16 anos, um de 15 e outro de 14. Os menores foram levados às residências, onde os pais ou responsáveis foram notificados.
“A RP Mobi reforça que as operações continuarão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, priorizando locais com registros recorrentes da prática, sempre com foco na preservação da vida e na promoção de um trânsito mais seguro para todos”, conclui a empresa que administra o trânsito em Ribeirão Preto.

