Por Hugo Luque
O Botafogo volta a campo neste sábado (30), às 18h30, no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, para enfrentar o Goiás, em partida válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após importante vitória sobre o Vila Nova, o Pantera tenta deixar pelo caminho mais um goiano.
O problema é que o Goiás briga no topo da tabela. O time esmeraldino quer o título e disputa a liderança ponto a ponto com o Coritiba. Com 44 pontos em 23 jogos, o Verdão da Serra, no entanto, vive um momento de oscilação.
Nas últimas cinco rodadas, o conjunto do Centro-Oeste venceu duas vezes, empatou outras duas e perdeu uma, justamente para o rival Vila Nova. No duelo passado, porém, o time voltou a vencer e afundou o América-MG na zona de rebaixamento.
No mesmo recorte, o Botafogo teve desempenho similar ao do adversário. Foram dois triunfos, um empate e dois reveses no período. Na última segunda-feira, o Tricolor reencontrou o caminho dos resultados positivos e, diante de sua torcida, bateu o Vila Nova por 2 a 0.
Derrotar o Colorado fez com que o Tricolor finalmente deixasse a zona de rebaixamento. Agora com 25 pontos, na 16ª colocação, mas ainda próximos da degola – apenas um ponto à frente do Amazonas –, os ribeirão-pretanos estão aliviados, mas não podem se acomodar se quiserem combater a oscilação.
“A gente sabe que respira um pouco mais aliviado por ter alcançado esse primeiro objetivo que é sair da zona de rebaixamento, mas também temos de nos distanciar o quanto antes, disse o técnico Allan Aal.
“Nenhuma equipe [deixa de oscilar], com exceção a quatro ou cinco com investimento muito diferenciado e elenco muito recheado, que oscilaram muito pouco. É pouco, mas oscilaram. O próprio Goiás vem oscilando, o Coritiba vem tendo dificuldades de vencer em casa, mas criaram um início de campeonato que deu condições de brigar pelas primeiras posições e a Série B é muito isso. As primeiras dez rodadas dizem muito o que vai ser a competição. Temos de saber superar e diminuir esses momentos de oscilação criando uma identidade, o que é fundamental”, acrescentou.
O Bota leva vantagem na história do confronto. Em seis jogos, o Pantera venceu três, empatou um e perdeu dois. O tropeço mais recente ocorreu no primeiro turno, quando o Goiás levou a melhor por 1 a 0, em Ribeirão Preto.
Para dar o troco, Aal contará com novidades importantes no plantel. O volante Edson, que também pode atuar na zaga, cumpriu suspensão e retorna, assim como o atacante Robinho, recuperado de lesão. O defensor Gustavo Vilar poderá, finalmente, fazer sua estreia. Ele havia sido suspenso por uma expulsão quando ainda atuava pelo Maringá, na Série C, mas o Tricolor pagou multa para regularizar a situação do reforço.
Todavia, também há uma lista de desfalques. No departamento médico, Alisson Cassiano, Ericson e Léo Gamalho não jogam, assim como Wallison, suspenso.
Uma provável escalação botafoguense tem: Victor Souza; Jeferson, Edson, Carlos Eduardo e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Wesley Dias e Marquinho; Jonathan Cafu, Jefferson Nem e Ronie Carrillo.

