Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Ribeirão, a capital do acesso

Apesar de estarem em divisões e pata­mares diferentes no futebol paulista e bra­sileiro, os arquirrivais Botafogo e Comer­cial, a dupla Come-Fogo, conseguiu 100% de aproveitamento no quesito acesso em 2018. Em nenhuma outra cidade onde há mais de um clube profissional tal triunfo se repetiu. Em Campinas, por exemplo, onde Guarani e Ponte Preta buscam as­cender à Série A do Brasileiro, as chances de ambos são cada vez mais estreitas, sem que se vislumbre a menor hipótese de os dois subirem. “Ribeirão Preto é a capital brasileira do acesso”, proclama o jornalista esportivo Schubert Persin.

Com o Botafogo na Série B do Cam­peonato Brasileiro a partir de 2019, e do Comercial na Série A3 do Campeonato Paulista, após amargar uma temporada na Segunda Divisão, os dois clubes consegui­ram triunfar em suas respectivas competi­ções e alcançar seus objetivos com inter­valo de dois meses de dois meses um do outro. O Pantera subiu da Série C para a Série b, no dia 28 de agosto, depois de uma vitória dramática sobre o Botafogo da Pa­raíba, por 4 a 3, nos pênaltis.

Reinaldo de Barros: ‘grande gestão do Botafogo e recuperação rápida do Comercial’

O Leão sentiu o gosto da conquista no dia 14 de outubro, no não menos dramáti­co empate em 2 a 2, contra o São José, em Palma Travassos, com direito a gol aos 48 minutos da segunda etapa, marcado pelo zagueiro Guilherme Café. A vitória, a pou­cos minutos de se consumar, daria à Águia do Vale o direito de ingressar na A3.

Em ambas as situações, tanto para o Botafogo quanto ao Comercial, o acesso foi marcado por um enredo que tangen­ciou o imponderável e que por pouco não se anunciou como dois retumbantes fra­cassos diante de suas torcidas. “Chegamos graças ao emprenho e a força transmitida pelos nossos torcedores que, de forma exemplar, estiveram junto com o time até mesmo no momento onde tudo parecia impossível,“ analisa o técnico Pinho.

Pinho, o técnico que é considerado o ‘mago dos acessos’: sete em 10

Donos das melhores campanhas na fase de classificação, Comercial e Botafogo sinalizavam que poderiam chegar. Com 35 pontos conquistados no Grupo B, em 18 rodadas, o time de Léo Condé venceu 10 partidas, empatou cinco e sofreu ape­nas três derrotas, com aproveitamento de 64,8, o mesmo obtido pelo Operário-PR, porém com maior saldo de gols (16 a 8).

Por sua vez, o Comercial, em 14 roda­das, somou 32 pontos em nove vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. O time de Pinho marcou, na fase de classificação, 34 gols, sofreu cinco, fez saldo de 29 e aproveitamento de 76,2%. Só não foi me­lhor que o Guarulhos com uma vitória a mais. O time da grande São Paulo, no en­tanto, sucumbiu na segunda fase, quando então, o Bafo chegou aos 14 pontos, man­teve-se invicto, fez 10 gols e sofreu 2 e viu seu aproveitamento aumentar para 77,8%.

Engracia: Incrementar o comércio local

Dentro e fora do Brasil
Para o presidente do Botafogo, Gerson Engracia, o clube vive de conquistas es­portivas e agora está no segundo campeo­nato mais importante do país, a Série B do Brasileirão, com ampla viabilidade econô­mica para 2019. Para ele, o Pantera leva o nome da cidade para dentro e fora do Brasil. Com a transformação em Socieda­de Anônima e o início das obras da arena multiuso haverá emprego e renda em um futuro bem próximo. “Vamos incrementar o comércio local e isso é bastante impor­tante para a economia local,” afirma.

Ademir Chiari: ‘voltar ao lugar de onde nunca deveria ter saído’

Venceu adversidades
O presidente do Comercial, Ademir Chiari, comemora o fato de haver con­quistado acesso logo no primeiro ano de seu mandato. Mesmo com o clube em di­ficuldades financeiras, com o bloqueio de rendas por dívidas trabalhistas herdadas de gestões anteriores, o Leão soube su­perar todas as adversidades, montou um time competitivo, treinado por um profis­sional considerado uma espécie de ‘mago dos acessos’ e deu a volta por cima. “Esta­mos felizes com o resultado obtido e que a gente consiga, daqui para frente, alicerçar o Comercial para que continue subindo seus degraus e voltando para o lugar de onde nunca deveria ter saído,” destaca.

Prestígio na FPF
O duplo acesso obtido pelos dois clu­bes de Ribeirão Preto é reconhecido pelo presidente da Federação Paulista de Fute­bol, Reinaldo Carneiro Barros, que esteve na cidade para prestigiar o Centenário do Botafogo e que retornará no dia 27, sába­do, para assistir o jogo de volta da decisão da Segundona, em palma Travassos.

“A temporada de 2018 está marcada pelo grande momento que vive o futebol de Ribeirão Preto. O Botafogo deu um lar­go passo ao voltar à Série B do Brasileirão, com uma grande gestão, e o Comercial recuperou-se rápido da queda e já voltou à Primeira Divisão do Futebol Paulista,” disse o presidente.

LEONARDO DEL SANT
JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

Postagens relacionadas

Comissão aprova projeto que proíbe casamento homoafetivo

Redação 2

Sete pessoas são presas por participarem de ‘tribunal do crime’ em Ribeirão Preto

William Teodoro

Exposição “O Brasil na Era dos Dinossauros” chega ao RibeirãoShopping

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com