Tribuna Ribeirão
Cidades & Construções

Ribeirão é 59ª do país em eficiência pública

Alfredo Risk Ribeirão Preto ocupa a 59ª posição com nota 566,8, acima da média nacional (481,2): recebeu nota 0,844 em Viver, 0,550 em Governar e 0,214 em Prosperar

Ferramenta comparou dados de 396 municípios brasileiros e mostrou disparidades regionais na eficiência do gasto público

O Retornômetro, nova ferramenta de avaliação dos municípios brasileiros, avaliou 396 cidades com mais de 100 mil habitantes e revelou quais convertem com maior eficiência a arrecadação tributária em saúde, educação, infraestrutura, emprego e governança.

Segundo o levantamento, a paulista Osasco alcançou a melhor nota do país (783,3 pontos), seguida pela capital do estado, São Paulo (640,4), e a fluminense Volta Redonda (631,5). Ribeirão Preto ficou na 59ª posição com 566,8 pontos. A média nacional é de 481,2 pontos.

A metodologia do Retornômetro combina dados oficiais de fontes como Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), DataSUS e o Finanças do Brasil (Finbra), banco de dados formado pelas informações contábeis,
orçamentárias e financeiras enviadas pelos entes da federação ao Tesouro
Nacional.

O levantamento foi organizado em três eixos centrais: Viver (qualidade de vida, saúde, educação, saneamento), Prosperar (emprego, renda e desenvolvimento econômico) e Governar (transparência, equilíbrio fiscal e capacidade de investimento). Cada município recebeu nota de zero a 1.000, revelando sua
eficiência relativa na aplicação dos recursos públicos.

Ribeirão Preto recebeu nota 0,844 no Índice Viver, 0,550 no Governar e 0,214 no Prosperar. A análise mostra que regiões mais ricas tendem a apresentar melhor desempenho. O Sul lidera a média nacional com 526,6 pontos, seguido pelo Sudeste (519,2).

Já o Norte e o Nordeste ficaram em patamares mais baixos, com médias de
399,9 e 401,3, respectivamente – evidenciando as desigualdades estruturais de
gestão pública no país.

“O Retornômetro traz uma métrica clara e objetiva para um debate que, até hoje, era dominado por percepções e narrativas políticas. Pela primeira vez, conseguimos mensurar com precisão onde os impostos de fato geram valor público e onde ainda há gargalos de eficiência”, afirma José Guilherme Sabino,CEO do Grupo Assertif, responsável pelo novo índice.

A Assertif é uma empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas
em tributos, financeira e de gestão, com mais de 23 anos de atuação no
mercado.

A nova ferramenta será atualizada periodicamente e está disponível em plataforma interativa, permitindo consultas por município, estado e região. O levantamento está disponível no endereço https://retornometro.com.br/metricas/#numeros.

Postagens relacionadas

Telegram indica novo representante no Brasil

William Teodoro

Não ao aumento do número de vereadores

William Teodoro

Construção cresce mais do que o dobro da economia brasileira em 2021

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com