Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro, a “Operação Veterano” com alvos em Ribeirão Preto e Franca, na região. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa de atuação transnacional.
Policiais federais cumpriram 10 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em cinco estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco.
As ações, coordenadas pela delegacia da PF de Campo Grande (MS) ocorreram nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado e Sete Quedas, em Mato Grosso do Sul; Santana do Parnaíba, Ibiúna, Barueri, São Paulo, Vinhedo, Franca e Ribeirão Preto, em São Paulo; Cascavel e Catanduvas, no Paraná; Serra, no Espírito Santo; e Jaboatão dos Guararapes e Recife, em Pernambuco.
A Justiça Federal também determinou o sequestro de dezenas de imóveis de alto padrão, joias e veículos de luxo, pertencentes aos investigados.
De acordo com a PF, a investigação apura a atuação de um grupo responsável pelo tráfico internacional de drogas e armas, com origem no Paraguai e na Bolívia. Durante as apurações que resultaram na operação, foram apreendidas mais de 13 toneladas de entorpecentes ligados à organização.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A PF não informou se houve prisão em Ribeirão Preto e Franca e se foram cumpridos mandados de busca e apreensão em mais de um endereço.

