O concurso Miss e Mister LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto aconteceu dia 26 de junho, quinta-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. O evento começou com um lindo show de abertura e reuniu um corpo de jurados e plateia extremamente participativos. Os candidatos desfilaram com traje de banho, fantasiados e com trajes de gala, surpreendendo pela elegância e requinte. A categoria mais disputada na noite foi a de Miss Gay, que depois de empate, teve que ser definida por sorteio.

Os eleitos deste ano foram: Ale Correia, Mister Gay 40+; Isabelly Moore, Miss Mulher Trans; Taylor Chiffon Violet, Miss Gay; Ana Cecilia Assad, Miss Bissexual Plus Size; Letícia Cristine Rocha Rodrigues, Miss Bissexual; Samuel Augusto de Andrade, Mister Bissexual; Danilo Augusto, Mister Gay e Kah Souza, Miss Lésbica.
A categoria da terceira idade foi incluída neste ano no concurso, como parte do tema da campanha da Parada LGBTQIAP+ que aborda o envelhecer. O envelhecimento da população LGBT, enfrenta desafios únicos, como preconceito, solidão, abandono e dificuldades de acesso a serviços de saúde e políticas públicas.

Para Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco Íris, responsável pelo concurso de Miss e também da Parada LGBT, eventos deste tipo promovem visibilidade e oportunidade de discussão de temas importantes para comunidade. “Casas de repouso não aceitam a população LGBT e essa comunidade acaba finado sozinha”, disse Fábio. Ele ainda ressaltou que se hoje “nossa comunidade está aqui, devemos lembrar dos nossos ancestrais que tanto lutaram para nos abrir o caminho”.
As atividades da Ong Íris continuam com eventos em agosto. No dia 11, acontece a abertura oficial da 21ª Parada LGBT de Ribeirão Preto. No dia 14, será apresentado um documentário de 20 anos da Parada LGBT de Ribeirão Preto. No dia 15 agosto, acontece a 17ª edição do Prêmio Diversidade Arco-Íris e por fim no dia 17, a Parada LGBT de Ribeirão Preto, vai agitar a cidade.