Por Hugo Luque
Uma das grandes promessas do jiu-jítsu brasileiro na atualidade, Lívia Pietra Gmeiner Borges, de 12 anos, conquistou no último domingo (15), em Barueri (SP), o bicampeonato brasileiro da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês). Ela venceu as três lutas, duas delas por finalização.
Foi o quinto título da jovem em apenas seis meses neste ano. Antes, ela havia conquistado o Rio Summer, o Sul-Americano, o Rio Fall e o Floripa Fall, além de ostentar uma invencibilidade nos campeonatos profissionais que vem desde o ano passado.
“É o campeonato mais importante do ano no Brasil, além de o mais difícil. Foram três lutas muito duras. A primeira ganhei por pontos de uma australiana, e as outras consegui finalizar. Treinei muito para este campeonato e, graças a Deus, deu tudo certo”, celebrou Lívia.
O próximo passo para a ribeirão-pretana é fora do tatame. Na próxima semana, a jovem vai tentar tirar seu visto para entrar nos Estados Unidos, onde vai disputar o Pan Kids da IBJJF, na Flórida, em julho.