Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão Preto tem alerta de temporal

Dia virou noite na tarde de ontem: segundo a Climatempo, o volume estimado para este sábado é 25 milímetros, com possibilidade de queda de granizo (Alfredo Risk)

Uma nova frente deve trazer muita chuva para Ribeirão Preto. A previsão é de temporal neste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para a região, com possibilidade de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu aviso no início da semana alertando sobre o risco de tempestade na cidade. Segundo a Climatempo, neste sábado, 18 de outubro, são esperados 25 milímetros de chuva em Ribeirão Preto, volume considerado muito alto.

A média para outubro na cidade é de 122 milímetros, e até a  manhã de ontem o volume estava em 30 mm, quantidade que representa 24,59% do total esperado para o mês. Porém, o índice deve ser maior após o temporal que caiu á tarde. A temperatura máxima na cidade deve atingir 33 graus Celsius, com mínima de 21ºC hoje.

No domingo (19), a chuva dá uma trégua, mas o calor vai embora: o volume estimado é de 2,3 milímetros, e a temperatura máxima cai para 25 graus, com mínima em 16ºC. A umidade relativa do ar deve variar de 46% a 93% hoje e de 53% va 95% amanhã.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.

A primavera começou oficialmente às 15h19 de 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando começa o verão. A estação das flores chegou com chuva. Nesta sexta-feira (17) os termômetros marcaram entre 22ºC e 35ºC, com volume de chuva esperado de apenas 1,2 milímetros, mas foi maior em alguns pontos da cidade.

Na Zona Norte teve ventos intensos e chuva forte. No Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes chegou a 50 km/h. A operação pós-chuva da prefeitura de Ribeirão Preto registrou queda de árvore na rua Médico Mário Martins, no Adelino Simioni. O local foi sinalizado com cavaletes.

Segundo a RP Mobi, semáforos foram desligados nos cruzamentos da avenida Brasil com as ruas Fernando de Lazari e Bélgica, na Vila Mariana. Houve queda de placa na rua Maria Carolina de Jesus, no Jardim Presidente Dutra. Todos os bairros ficam na Zona Norte.

A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de temporal para várias regiões do Estado. Nas regiões Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade neste sábado.

O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas de ontem. No dia 6 de outubro fez 38 graus na cidade, recorde do ano.

A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Namorada de vítima reagenda depoimento

Pedro Ferro

STF decidirá sobre escutas em março

Pedro Ferro

Emergência volta na Beneficência Portuguesa

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com