Uma nova frente deve trazer muita chuva para Ribeirão Preto. A previsão é de temporal neste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para a região, com possibilidade de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu aviso no início da semana alertando sobre o risco de tempestade na cidade. Segundo a Climatempo, neste sábado, 18 de outubro, são esperados 25 milímetros de chuva em Ribeirão Preto, volume considerado muito alto.
A média para outubro na cidade é de 122 milímetros, e até a manhã de ontem o volume estava em 30 mm, quantidade que representa 24,59% do total esperado para o mês. Porém, o índice deve ser maior após o temporal que caiu á tarde. A temperatura máxima na cidade deve atingir 33 graus Celsius, com mínima de 21ºC hoje.
No domingo (19), a chuva dá uma trégua, mas o calor vai embora: o volume estimado é de 2,3 milímetros, e a temperatura máxima cai para 25 graus, com mínima em 16ºC. A umidade relativa do ar deve variar de 46% a 93% hoje e de 53% va 95% amanhã.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
A primavera começou oficialmente às 15h19 de 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando começa o verão. A estação das flores chegou com chuva. Nesta sexta-feira (17) os termômetros marcaram entre 22ºC e 35ºC, com volume de chuva esperado de apenas 1,2 milímetros, mas foi maior em alguns pontos da cidade.
Na Zona Norte teve ventos intensos e chuva forte. No Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes chegou a 50 km/h. A operação pós-chuva da prefeitura de Ribeirão Preto registrou queda de árvore na rua Médico Mário Martins, no Adelino Simioni. O local foi sinalizado com cavaletes.
Segundo a RP Mobi, semáforos foram desligados nos cruzamentos da avenida Brasil com as ruas Fernando de Lazari e Bélgica, na Vila Mariana. Houve queda de placa na rua Maria Carolina de Jesus, no Jardim Presidente Dutra. Todos os bairros ficam na Zona Norte.
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta de temporal para várias regiões do Estado. Nas regiões Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade neste sábado.
O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas de ontem. No dia 6 de outubro fez 38 graus na cidade, recorde do ano.
A Defesa Civil alerta que em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.

