Leão do Norte foi eliminado da Copa Paulista após derrota pelo placar mínimo
Por Hugo Luque
Mesmo com a eliminação do Comercial na Copa Paulista após a derrota por 1 a 0 para o XV de Piracicaba, no último sábado (27), fora de casa, o sentimento de Roberval Davino depois do apito final era de otimismo. O técnico lamentou o gol sofrido logo no início da partida, que levou à queda na semifinal, mas destacou o crescimento da equipe no jogo.
No Palma Travassos, o Bafo poderia ter largado em vantagem, mas cedeu um gol de pênalti no último lance e foi ao Barão de Serra Negra com o empate em 1 a 1 no placar agregado. Por conta disso, o tento sofrido logo aos quatro minutos, em cobrança de escanteio, pesou.
“Tomamos um gol, coisa que não vinha acontecendo, porque todas as bolas aéreas estavam bem protegidas. De repente, tomamos o gol com quatro minutos e deu uma baqueada. Houve uma recuperação, mas mesmo assim o XV conseguiu nos pressionar um pouquinho. Faltando uns 15 minutos para terminar o jogo, voltamos a crescer com alternativas boas”, comentou Davino.
O treinador comercialino evitou alterações – apenas mexeu aos 39 minutos do segundo tempo –, estratégia comum durante toda a Copa Paulista, mas entendeu que tinha de mudar as peças em campo.
Com isso, o então pouco acionado Carlos Bajé passou para o flanco e deixou o espaço central para Marcelinho. O gol que levaria a disputa para os pênaltis não veio, mas o comandante observou uma melhora.
“[Houve] a mudança que fiz com o Bajé indo para extremo e o Marcelinho para o meio, o Frank acordou um pouco no final do primeiro tempo e isso foi mantido no segundo. O time entrou [melhor no segundo tempo] e, com as alternativas, empurrou o XV para sua área defensiva.
Mesmo depois que nós tivemos o jogador expulso, o time continuou com aquilo que eu gosto: determinação, competitividade e profissionalismo”, completou.
O Leão do Norte passou perto de permanecer na briga pelo título inédito e garantir uma competição nacional para disputar no ano que vem com sua melhor campanha no torneio estadual desde 2011, quando foi vice-campeão. Eliminado, o clube deve iniciar, nos próximos dias, o planejamento para a disputa da Série A4 do Campeonato Paulista, que deve ter início em janeiro.

