Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Romaria deve reunir 50 mil devotos em RP  

Em comemoração ao Dia da Padroeira do Brasil, celebrado newta quinta-feira, 12 de outubro, Ribeirão Preto promoverá a 52ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O evento da Igreja Católica conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. O percurso tem 12 quilômetros entre a cidade e o distrito de Bonfim Paulista

A romaria envolve pessoas de vários setores, como secretarias de Justiça,  Infraestrutura e Água e Esgotos (Saerp), Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Dasp), Departamento de Fiscalização Geral e Guarda Civil Metropolitana (Secretaria de Justiça) RP Mobi e Administração Regional de Bonfim, além da Polícia Militar.

No ano passado, na 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, a emoção marcou a volta da peregrinação, após três anos de suspensão devido às restrições da pandemia de coronavírus. Desde as primeiras horas do dia, cerca de 50 mil pessoas acompanharam a caminhada religiosa.

O público foi o mesmo da edição de outubro de 2019, a última realizada na cidade até então. O padre Mário Reis da Silveira, pároco da Igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim, no entanto, diz que esta foi a 52ª edição em 51 anos. Ou seja, a desta semana será a 53ª.

Neste ano, como sempre, a concentração será em frente à Câmara de Vereadores, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, na Vila República, ponto de partida dos romeiros. O percurso de doze quilômetros será embalado por músicas e orações entoadas pelos fiéis e peregrinos.

O evento termina com a celebração da Santa Missa na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, no distrito de Ribeirão Preto, a partir das dez horas, com a participação do arcebispo metropolitano dom Moacir Silva. A 51ª edição oficial da tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida foi adiada duas vezes, em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19.

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, alerta para alguns cuidados com a saúde. “É importante que os romeiros saiam de casa com protetor solar, levem uma fruta e principalmente, se hidratem bastante. É um momento de muita emoção, onde não podemos descuidar da saúde”, ressalta.

Antes do Sars-CoV-2, foram cinco décadas de caminhada sem interrupção.  A missa em Bonfim Paulista será celebrada pelo padre Mário Reis da Silveira, pároco da Igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim, com a participação de dom Moacir Silva.

A Romaria de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, um evento de fé e devoção, é celebrado há cinco décadas em Ribeirão Preto – foi idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira saiu da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Virgínia, Zona Oeste, em 31 de agosto de 1969, com sete romeiros, em direção à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim.

A cada edição o número de peregrinos foi crescendo. Em 2019, quando a romaria completou 50 anos oficialmente, cerca de 50 mil devotos da cidade e da região metropolitana participaram. A organização é da prefeitura de Ribeirão Preto. Desde  21 de julho de 2016, por iniciativa do vereador Paulo Modas (UB), o evento é considerado patrimônio cultural, histórico e imaterial do município – projeto de lei n° 1.223/2016.

História Em 2017, a 48ª edição da romaria celebrou os 300 anos do encontro da imagem da Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, que na época também era o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais.

Após várias tentativas de pesca, os três pescadores tiraram das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e em seguida, rio abaixo, a cabeça. Ao colocar a imagem dentro do barco, os pescadores, que antes não tinham conseguido pescar nada, encheram as suas redes com uma quantidade.

Aparecida À véspera do feriado do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira, 12 de outubro, milhares de peregrinos seguem em caminhada para o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A expectativa é de um público pelo menos igual ao do ano passado, quando 330 mil pessoas visitaram a basílica durante as celebrações.

 

VEJA TAMBÉM

Presidente faz balanço sobre gestão no Conppac

Pedro Ferro

Ribeirão Preto terá mais de 50 eventos gratuitos no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Obesidade aumenta entre os brasileiros

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com