Tecnologia aumenta a precisão médica e coloca o município na vanguarda da saúde pública digital
As Unidades de Pronto Atendimento de Ribeirão Preto acabam de dar um salto tecnológico. Todas as salas de raio-X foram modernizadas e agora contam com um sistema de Inteligência Artificial (IA) integrado, capaz de auxiliar os médicos na detecção de patologias de tórax e fraturas com precisão entre 96% e 98%.
As salas da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na rua Franco da Rocha nº 1.270, Vila Virgínia, chamada de UPA Sul, e das três Unidades de Pronto Atendimento passaram por uma reforma completa, com novo piso, forro, pintura, readequação elétrica e mobiliário, resultando em um ambiente moderno, acolhedor e funcional.
As três UPAs são são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).
Além de elevar a precisão diagnóstica, o sistema reduz significativamente o tempo de análise das imagens, permitindo decisões clínicas mais rápidas e seguras. Isso representa mais agilidade para os profissionais e menor tempo de espera para os pacientes.
Na prática, o sistema de IA analisa automaticamente as imagens de raio-X de tórax, identificando com precisão possíveis anormalidades pulmonares que podem indicar doenças graves, como infecções e até câncer de pulmão em estágio inicial.
O software também conta com um módulo especializado em traumas, capaz de sinalizar fraturas, luxações, derrames articulares e lipo-hemartrose, auxiliando os profissionais de saúde a obter diagnósticos mais rápidos e seguros.
Além de elevar a precisão diagnóstica, o sistema reduz significativamente o tempo de análise das imagens, permitindo decisões clínicas mais ágeis. Isso representa mais eficiência no atendimento e menor tempo de espera para os pacientes. “A IA vem para somar à capacidade dos nossos profissionais.
Com ela, conseguimos diagnósticos mais precisos em menos tempo, o que pode fazer diferença em situações de urgência e emergência. É tecnologia a serviço da vida”, destaca o secretário municipal da Saúde, Mauricio Godinho.

