Tribuna Ribeirão
Geral

RP lança edital para 
coleta de recicláveis

Alfredo Risk/Arquivo
Prefeitura abriu novo chamamento para o credenciamento e a contratação de cooperativa de catadores de materiais recicláveis sem fins lucrativos

Chamamento anterior, realizado no final do ano passado, foi considerado deserto porque as duas cooperativas que se inscreveram foram inabilitadas 



A prefeitura de Ribeirão Preto abriu um novo chamamento público para o credenciamento e a contratação de cooperativa de catadores de materiais recicláveis sem fins lucrativos. Eles farão a triagem, classificação, armazenamento e comercialização dos resíduos sólidos recicláveis do município.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de dia 25 de setembro. Atualmente, o material recolhido pela coleta seletiva da prefeitura é reciclado pela Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas. O contrato com o município venceu em novembro do no passado, mas foi prorrogado porque o chamamento feito no final do ano passado – do qual ela também participou – foi considerado deserto.

Além da Mãos Dadas, o chamamento teve a participação da Cooperativa de Trabalho de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de materiais recicláveis de Ribeirão Preto – Cooperagir. As duas foram inabilitadas por não terem apresentado vários documentos exigidos no processo.

Na ocasião, as cooperativas afirmaram que as exigências documentais eram excessivas e recorreram da decisão, mas não obtiveram sucesso. No novo chamamento as exigências foram revisadas pelo governo do prefeito Ricardo Silva (PSD).

A chamada pública para a reciclagem tem valor estimado de R$ 1.152.000 para a triagem de 2.880 toneladas de materiais recolhidos pela empresa Estre Ambiental, que faz a coleta seletiva na cidade. Segundo o edital. a previsão é que sejam recicladas 1.080 toneladas de plástico, 1.080 de papel, 360 de vidro e outras 360 toneladas de metal.

O prazo de vigência da contratação é de doze meses contados da data determinada na ordem de serviço. Segundo dados disponibilizados no portal oficial do município, a cidade está dividida em 71 setores que tem os recicláveis recolhidos uma vez por semana, de segunda-feira a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite. 

Todos os dias, em Ribeirão Preto, são gerados cerca de 650 toneladas de resíduos sólidos urbanos.

As cooperativas interessadas podem retirar o edital gratuitamente no Departamento de Materiais e Licitações – Divisão de Licitação – rua Jacira nº 50, Jardim Macedo, das oito às 17 horas ou pelo site https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/administracao/licitacoes.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Meu passado me condena – Fábio Porchat e Miá Mello

Redação 1

PUBLICIDADE: 19º Prêmio Recall de Criação Publicitária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com