Chamamento anterior, realizado no final do ano passado, foi considerado deserto porque as duas cooperativas que se inscreveram foram inabilitadas
A prefeitura de Ribeirão Preto abriu um novo chamamento público para o credenciamento e a contratação de cooperativa de catadores de materiais recicláveis sem fins lucrativos. Eles farão a triagem, classificação, armazenamento e comercialização dos resíduos sólidos recicláveis do município.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de dia 25 de setembro. Atualmente, o material recolhido pela coleta seletiva da prefeitura é reciclado pela Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas. O contrato com o município venceu em novembro do no passado, mas foi prorrogado porque o chamamento feito no final do ano passado – do qual ela também participou – foi considerado deserto.
Além da Mãos Dadas, o chamamento teve a participação da Cooperativa de Trabalho de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de materiais recicláveis de Ribeirão Preto – Cooperagir. As duas foram inabilitadas por não terem apresentado vários documentos exigidos no processo.
Na ocasião, as cooperativas afirmaram que as exigências documentais eram excessivas e recorreram da decisão, mas não obtiveram sucesso. No novo chamamento as exigências foram revisadas pelo governo do prefeito Ricardo Silva (PSD).
A chamada pública para a reciclagem tem valor estimado de R$ 1.152.000 para a triagem de 2.880 toneladas de materiais recolhidos pela empresa Estre Ambiental, que faz a coleta seletiva na cidade. Segundo o edital. a previsão é que sejam recicladas 1.080 toneladas de plástico, 1.080 de papel, 360 de vidro e outras 360 toneladas de metal.
O prazo de vigência da contratação é de doze meses contados da data determinada na ordem de serviço. Segundo dados disponibilizados no portal oficial do município, a cidade está dividida em 71 setores que tem os recicláveis recolhidos uma vez por semana, de segunda-feira a sábado, nos períodos da manhã, tarde e noite. Todos os dias, em Ribeirão Preto, são gerados cerca de 650 toneladas de resíduos sólidos urbanos.
As cooperativas interessadas podem retirar o edital gratuitamente no Departamento de Materiais e Licitações – Divisão de Licitação – rua Jacira nº 50, Jardim Macedo, das oito às 17 horas ou pelo site https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/administracao/licitacoes.

