Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP promove Dia D de Vacinação Infantil neste sábado, 28

Baixa cobertura vacinal alerta para o risco de aumento de casos graves de doenças, como a Influenza (Fernando Gonzaga)

Neste sábado, dia 28, Ribeirão Preto realiza o Dia D de Vacinação Infantil, uma grande mobilização com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação e ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre crianças. Todas as salas de vacina estarão abertas entre 8h e 16h30, facilitando o acesso das famílias e garantindo mais proteção às crianças. Para atender as crianças do bairro Jardim Salgado Filho II, a EMEI Roberto Afonso Pontes também terá uma sala de vacinação.

A ação é uma resposta aos baixos índices de cobertura vacinal no país, com risco de reintrodução de doenças como a poliomielite e o sarampo, bem como o aumento no número de casos graves de doenças, como a Influenza.

Segundo dados do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), a vacinação contra a Influenza atingiu apenas 26% dentro de uma população estimada em 45 mil de crianças.

Desde o início do ano, foram notificados 686 casos de doenças respiratórias agudas graves, sendo 286 deles em crianças até 9 anos de idade. Dos casos graves notificados, 187 já foram confirmados como causados pelo vírus Influenza, o qual há vacina disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

“Neste ano, temos observado uma maior circulação do vírus Influenza em todo o país. A vacinação é essencial para conter os casos graves de síndrome respiratório aguda grave e evitar internações”, afirmou o secretário municipal de saúde, Mauricio Godinho.

A mobilização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de todas as escolas particulares da cidade, que receberam um comunicado por e-mail para reforçar o chamado às famílias sobre a importância do Dia D.

OUTRAS VACINAS

Em relação à vacina da dengue, voltada para o grupo de 10 a 14 anos, foram aplicadas 19.261 primeiras doses e apenas 9.177 segundas doses, número ainda distante da meta de imunização completa. A vacina contra o Hepatite B, administrada no primeiro mês de vida, tem cobertura de apenas 32,61%.

Para vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança.

Postagens relacionadas

Audiência debaterá Egydio Pedreschi 

Redação 2

Homem é morto a tiros na zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

‘Tarifa do Daerp’ fica sem parecer

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com