Ribeirão Preto receberá nos dias 25 e 26 de julho, sexta-feira e sábado, a 18ª edição da Verbo, a mais importante e longeva mostra de performance do país. Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar apresentações de artistas como Renata Martelli e Cleido Vasconcelos, da cidade, além de conhecer o trabalho de Maja Lascano, da Argentina, no Espaço Escada, idealizado pelos artistas visuais Paola Junqueira e Vicente Lima.
Idealizada pela Galeria Vermelho, de São Paulo, a Verbo celebra em 2025, 20 anos de existência com o propósito de aproximar o público de obras e produções alinhadas aos temas que atravessam a arte e o debate público contemporâneo. A curadoria é de Marcos Gallon e Samantha Moreira.
A agenda na cidade contará com performances inéditas, tanto presenciais quanto em formato de filmes de curta e longa duração que dialogam com questões urgentes da atualidade, como corpo, território, memória e resistência.
O primeiro dia de Verbo em Ribeirão Preto terá a presença do artista visual e performer Tutunho, com a obra ParangoLEDs ou O Outfit de Tutunho para o Apocalipse, a partir das 19 horas. O diretor artístico Marcos Gallon e Eduardo Brandão apresentam ao público a mostra logo depois, às 19h30.
No segundo dia, será a vez de acompanhar as apresentações de Paola Junqueira, Vicente Lima, Cleido Vasconcelos e Renata Martelli, de Ribeirão Preto, e de Maja Lascano, da Argentina. O Espaço Escada fica na rua Campos Salles nº 315, no Centro. A programação começa às 16 horas. os ingressos são gratuitos, mas estão sujeitos à lotação do espaço.
A mostra bienal de performance Verbo é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi instituída pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. Mais informações em https://galeriavermelho.com.br/verbo/

